A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Avelar
Vila Rica
Taboões
...

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
 
E. F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (1943-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1997)
VILA RICA
Município de Pati do Alferes, RJ
Linha Auxiliar - km 140,287 (1943)   RJ-1308
Altitude: -   Inauguração: 1943
Uso atual: em pé - uso desconhecido (2002)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A chamada E. F. Melhoramentos foi construída a partir de 1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
 
A ESTAÇÃO: A parada de Vila Rica foi inaugurada em 1943, de acordo com o Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil (1960), sucedendo a Parada km 140.

Em 2002 ainda existia o pequeno prédio, com uso desconhecido para mim.

(Fontes: Jorge A. Ferreira; Edison V. Teixeira; J. H. Buzelin e J. B. Setti: Uma Ferrovia e suas raízes, 2001; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A parada tendo ao lado um auto de linha, sem data. Foto Edison V. Teixeira, extraída do livro FCA: Uma Ferrovia e suas raízes, de Buzelin e Setti, 2001

A parada de Vila Rica, em 09/2002. Foto Jorge Alves Ferreira

A parada de Vila Rica, em 09/2002. Foto Jorge Alves Ferreira
     
     
Atualização: 15.06.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.