A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Engenho de Dentro
Encantado
Piedade
...

...

CLIQUE SOBRE O MAPA ACIMA PARA VER AS LINHAS NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO POR VOLTA DE 1955
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. Dom Pedro II (1868-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1975)
RFFSA (1975-1971)
ENCANTADO
Município de Rio de Janeiro, RJ
Linha do Centro - km 12,142 (1928)   RJ-1386
Altitude: 28 m   Inauguração: 15.04.1868
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra do Piraí havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul os trens de passageiros sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Encantado foi inaugurada em 1868. (0 Guia Geral dá a data de 1889, Max Vasconcellos, a de 1868).

Em 1899 foi estendida a ela a iluminação por acetileno (Memória Histórica da EFCB, 1908, p. 489).

Foi uma das estações utilizadas pelos trens de subúrbio do Rio de Janeiro, mas, com a construção da Linha Amarela praticamente sobre ela, foi desativada. Foi demolida do lado da linha, sobrando somente um acesso do lado oposto, mantido para se tomar a passarela existente sobre a linha.

A estação teria sido fechada em 1969, de acordo com uma reportagem do jornal Última Hora, de 15/2/1984, ou em 1971, segundo outras fontes. A plataforma teria sido demolida já em 1975.

"A RFFSA na época fechou Rocha, Todos os Santos e Encantado por atacado e foi simulando reparo (manutenção) nas estações para que os trens não parassem lá para ver o impacto na população, até que em um dia o trem nunca mais parou" (Adenilson S. de Souza, 25/4/2015).


ACIMA: Em 26 de fevereiro de 1954, dois trens que corriam paralelos rumo 'a estação de D. Pedro II e na estação de Encantado, devido ao grande número de pingentes, chocaram-se uns com os outros, tombando na via férrea e com alguns sendo pegos pelas rodas dos comboios. Houve sete mortos e diversos feridos (Folha da Manhã, 27/2/1954).

(Fontes: Mauricio Torres; Adenilson S. de Souza; Filipe Anacleto; Felippe Ribeiro; Eliezer Magliano; Anderson __; Hugo Rodrigues Marins; Folha da Manhã, 1954; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928; __: Memoria Historica da EFCB, 1908; Última Hora, 1984; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em 1910. Foto Jornal do Brasil, cessão Felippe Ribeiro

Antiga estação do Esncantado, sem data. Acervo Eliezer Magliano

O trem elétrico chegando na estação de Encantado, nos anos 1950. Foto cedida por Maurício Torres

A estação em 03/2007, desativada. Este é o acesso oposto a ela, hoje utilizada como acesso somente a uma passarela sobre a linha. O resto foi demolido. Vê-se à esquerda o viaduto da Linha Amarela. Foto Anderson
   
     
Atualização: 12.10.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.