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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Madureira
Osvaldo Cruz
Bento Ribeiro
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Central do Brasil (1898-1975)
RFFSA (1975-1997)
Supervia (1997-)
OSVALDO CRUZ
(antiga RIO DAS PEDRAS)
Município de Rio de Janeiro, RJ
Linha do Centro - km 18,099 (1928)   RJ-1522
Altitude: 20 m   Inauguração: 17.04.1898
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra do Piraí havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul os trens de passageiros sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação foi inaugurada em 1898 com o nome de Rio das Pedras, rio que passava ao longo do bairro.

A estação mudou de nome para Osvaldo Cruz em 1917 (ref: site da Supervia).

Hoje é estação de trens metropolitanos da Supervia.

Nota: A Companhia Paulista teve uma estação com o mesmo nome (Osvaldo Cruz) na sua linha-tronco oeste. Fechou nos anos 1990.

1923
AO LADO:
Acidente com morte em Oswaldo Cruz (O Estado de S. Paulo, 1/5/1923).

1935
AO LADO: Morte na estação (O Estado de S. Paulo, 11/6/1935).

1939
AO LADO: Acidente entre as estações de Madureira e de Oswaldo Cruz (O Estado de S. Paulo, 25/7/1939).
(Fontes: Carolinne Gonçalves; Anderson ___; Silvio Deodono; O Estado de S. Paulo, 1939; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Estação de Osvaldo Cruz, 12/2002. Foto Silvio Deodono

A estação em 2007. Foto Anderson

     
     
Atualização: 07.04.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.