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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Mesquita
Presidente Juscelino
Nova Iguaçu
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1998
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E. F. Central do Brasil (1961-1975)
RFFSA (1975-1997)
Supervias (1997-)
PRESIDENTE JUSCELINO
(antiga VILA NOVA)

Município de Paulo de Frontin, RJ (veja a cidade)
Linha do Centro - km 33,300 (1961)   RJ-2339
Altitude: -   Inauguração: 02.10.1961
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra do Piraí havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Vila Nova foi inaugurada em 1961 como estação para os trens de subúrbios da Central. Outro nome pela qual era conhecida na época da sua abertura era Papavento (Correio dos Ferroviários, 06/1961, p. 37).

Em seguida o nome foi alterado para o de Presidente Juscelino.

Hoje é uma estação de trens metropolitanos atendida pelos trens da Supervias.

TRENS - Somente trens de suburbios pararam nesta estação, de 1961 até 1996. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1978. Paravam também trens Rio-SP e Rio-BH. (Guias Levi).
(Fontes: Anderson Silva; Correio dos Ferroviários, 1961)
     

A estação em 2009. Foto Anderson Silva
A estação: foto publicada em 1906 em Il Brasile Gli Italiani. Acervo Luiz F. M. Figueira

A estação em 2009. Foto Anderson Silva
 
     
Atualização: 09.10.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.