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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2008
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E. F. Dom Pedro II (1858-1889)
QUINTA
Município de Rio de Janeiro, RJ
Linha do Centro - km   RJ-1232
Altitude: -   Inauguração: 1858
Uso atual: sapataria (2004)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra do Piraí havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul os trens de passageiros sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação da Quinta - ou da Quinta da Boa Vista - teria sido inaugurada em 1858, no início do funcionamento da linha, de forma a atender exclusivamente os embarques da família imperial.

A suposição é que tenha sido fechada com a deposição do Imperador em novembro de 1889, mas não obtive dados adicionais sobre o assunto.

Em 1907 era o escritório da 1a Residência da Central do Brasil.

O fato é que ela continuava lá em 2016, ao lado da linha onde hoje trafegam os trens metropolitanos da Supervias, separadas por um muro alto. Nela parecia funcionar uma oficina de sapatos.

ACIMA: Na estação da Quinta em 2007: na época, o prédio era o escritório da 1a Residência da Central do Brasil (O Malho, 19/10/1907).
     

Estação da Quinta, sem data e ainda sem o muro. Extraído do livro "A formação das estradas de ferro no Rio de Janeiro", coleção Luiz Octavio Oliveira.

Estação da Quinta, em 2004. Foto Carlos Latuff


Estação da Quinta, em 2004. Foto Carlos Latuff

Estação da Quinta, em 2004. Foto Carlos Latuff

A antiga estação em 2016. Foto Luiz Felipe Lopes Dias

A antiga estação em 2016. Foto Luiz Felipe Lopes Dias
     
Atualização: 30.10.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.