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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Quinta
Maracanã
Mangueira
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2008
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E. F. Dom Pedro II (1885-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1975)
RFFSA (1975-1997)
Supervia (1997-)
MARACANÃ (antiga DERBY CLUB)
Município de Rio de Janeiro, RJ
Linha do Centro - km 4,238 (1928)   RJ-1231
Altitude: 8 m   Inauguração: 1885
Uso atual: estação   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 2014
 
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra do Piraí havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul os trens de passageiros sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação do Derby Club foi inaugurada em 1885.

O nome foi alterado para Maracanã provavelmente quando da construção do estádio no final dos anos 1940.

A atual estação é novíssima, foi aberta para a Copa do Mundo de 2014.

1939
AO LADO:
Acidente na chave da estação (O Estado de S. Paulo, 4/3/1939).


ACIMA: Próximo à estação e ao estádio que lhe deu o nome, o Santa Cruz (Rio-São Paulo) passa em grande estilo. Segue o depoimento do fotógrafo, em maio de 2008: "O autor da foto fui eu, Leonardo Hanriot Bloomfield, que nessa época (1962) trabalhava na RFFSA. Fui mais cedo para o trabalho, saltei na estação de São Cristóvão, e esperei o DP-4 - o famoso "Santa Cruz" que, felizmente, chegou dentro do horário previsto".
ACIMA: Anos 1970: a antiga cabine de controle, que aparece ao pé da página em foto de 1941, aparece aqui ao alto, no canto esquerdo, pequena em relação ao resto (CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VER EM TAMANHO MAIOR) (Cartão postal).

ACIMA: Estação do Maracanã em dia de Flamengo e Vasco em 1992 (O Globo, 29/6/1992).

(Fontes: Caroline Gonçalves; Eduardo Moreira; Carlos Latuff; Anderson Souza; Jorge A. Ferreira; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Cabine de controle da estação Derby Club em 1941. Autor desconhecido

Desembarque na estação em 1964. Detalhe de filme

Estação de Maracanã, 12/2002. Foto Carlos Latuff

Estação de Maracanã, 12/2002. Foto Carlos Latuff

A estação em 2007. Foto Anderson

A estação em 2010. Foto Eduardo Moreira

A nova estação de Maracanã em julho de 2014. Foto Caroline Gonçalves
   
     
Atualização: 30.05.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.