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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Pedreira do Paraíso
Teixeira Leite
Sebastião de Lacerda
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Dom Pedro II (1879-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1975)
RFFSA (1975-1996)
TEIXEIRA LEITE
Município de Vassouras, RJ
Linha do Centro - km 142,705 (1937)   RJ-1513
Altitude: 323 m   Inauguração: 12.04.1879
Uso atual: em ruínas   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra do Piraí havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: Aberta com o nome de Concórdia, em 1879. "Dizem que Teixeira Leite, para provar que não guardava ressentimento do Barão de Juparanã, nomeou a estação (já em território vassourense) como Concórdia" (Jorge A. Ferreira, 01/2007).

Seu nome mais tarde foi alterado, passando a homenagear o Barâo de Vassouras, Francisco José Teixeira Leite, de influente família da cidade de Vassouras.

Em 2002, não havia nenhuma vila nas proximidades e a fazenda mais próxima ficava a uns cinco quilômetros por estrada em péssimas condições.

1924
AO LADO:
Autorização para uso do nome em estações da Central. O nome de Teixeira Leite acabou indo para a linha do Centro em 1925 (O Estado de S. Paulo, 21/12/1924).

1925
AO LADO:
Autorização para uso do nome em estações da Central. O nome de Teixeira Leite acabou indo para a linha do Centro em 1925 (O Estado de S. Paulo, 21/12/1924).

1926
AO LADO:
Acidente próximo à estação de Teixeira Leite (O Estado de S. Paulo, 19/9/1926).

TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação de 1879 até 1980. Ao lado, o trem Rio-Belo Horizonte, que fazia esse percurso. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1968 (Guias Levi).
(Fontes: Jorge A. Ferreira; O Estado de S. Paulo, 1924, 1925 e 1926; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1938; Guias Levi, 1932-80)
     

Ruínas da estação em 09/2002. Foto Jorge A. Ferreira

Ruínas da estação em 09/2002. Foto Jorge A. Ferreira

Ruínas da estação em 09/2002. Foto Jorge A. Ferreira

Ruínas da estação em 09/2002. Foto Jorge A. Ferreira

Ruínas da estação em 09/2002. Foto Jorge A. Ferreira
 
     
Atualização: 09.10.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.