A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Deodoro
Vila Militar
Magalhâes Bastos
...

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
E. F. Central do Brasil (1910-1975)
RFFSA (1975-1996)
Supervia (1996-2012)
VILA MILITAR
Município do Rio de Janeiro, RJ
Ramal de Mangaratiba - km 24,264 (1928)   RJ-1551
Altitude: 21 m   Inauguração: 18.08.1910
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1913
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Angra, posteriormente chamado de ramal de Mangaratiba, foi inaugurado em 1878, partindo da estação de Sapopemba (Deodoro) até o distante subúrbio de Santa Cruz. Somente foi prolongado em 1911 até Itaguaí, e em 1914 chegou a Mangaratiba, de onde deveria ser prolongado até alcançar Angra dos Reis, onde, em 1928, a E. F. Oeste de Minas havia atingido com sua linha vinda de Barra Mansa. Tal nunca aconteceu, e o ramal, com trechos belíssimos ao longo da praia, muito próximo ao mar, transportou passageiros em toda a sua extensão até por volta de 1982, quando foi desativado. Antes disso, em 1973, uma variante construída pela RFFSA e que partia de um ponto próximo à estação de Japeri, na Linha do Centro, permitia que trens com minério alcançassem o porto de Guaíba, próximo a Mangaratiba, encontrando o velho ramal na altura da parada Brisamar. A variante, entretanto, deixava de coincidir com o ramal na altura da ponta de Santo Antonio, onde desviava para o porto; com isso, em 30/06/1983, o trecho original entre esse local e Mangaratiba foi erradicado e os trens passaram a circular somente entre Deodoro e Santa Cruz, de onde voltavam. Hoje, esse trecho ainda é usado pelos trens de subúrbio, o trecho entre Santa Cruz e Brisamar está abandonado e o restante, Brisamar-porto, é utilizado pelos trens de minério apenas.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Vila Militar foi inaugurada em 1910.

O prédio definitivo - o atual - foi inaugurado em 1913.

Em 1928, Max Vasconcellos explicava a razão de seu nome: "...chega o trem à Vila Militar, onde o passageiro observa as amplas, modernas e confortaveis construções para aquartelamento de tropas da guarnição militar do Rio de Janeiro, destacando-se de entre elas o edifício da Escola de Aperfeiçoamento, à esquerda e o Casino, à direita".

Hoje é estação do trem metropolitano da Supervia, mantendo seu belo prédio.


ACIMA: Inauguração do prédio na estação de Vila Militar, três anos depois da inuaguração da estação em si (Revista da Semana, 9/8/1913).

1931
AO LADO:
Apedrejamento de trens na estação (O Estado de S. Paulo, 13/3/1931).

     

A estação, sem data, provavelmente anos 1910. Autor desconhecido

A estação, em 2004, e, ao fundo, o prédio original. Foto Alexandre Fernandes Costa

Acima e embaixo à esquerda, a estação em 03/2007. Foto Anderson

A estação e o trem da Supervia, em 17/01/2009. Foto Vagner Costa

A estação em 4/2011; Foto Rafael Asquini
     
Atualização: 11.03.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.