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VXY Mogiana em MG
Indice - estações da linha
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Saudade
Barra Mansa
Volta Redonda
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
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E. F. Dom Pedro II (1871-1889) / EFOM (1897-1931)
E. F. Central do Brasil (1889-1975) / RMV (1931-1965)
V. F. Centro Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
BARRA MANSA
Município de Barra Mansa, RJ
Ramal de São Paulo - km 154,035 (1928)   RJ-0170
Altitude: 376 m   Inauguração: 16.09.1871
Uso atual: biblioteca em 2010; uso desconhecido em 2023)
  com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Em 1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em 12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica, encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal, que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga (1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram, e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"... O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba. Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as 2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cacheoira-Taubaté) e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA. O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte, foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998, o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado, com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde 1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Barra Mansa foi aberta em 1871 no primeiro trecho aberto do ramal de São Paulo.

A seu lado foi aberta em 1897 outra estação com o mesmo nome para atender a linha-tronco da EFOM, que, depois, absorvida pela RMV, tornou-se linha-tronco desta.

A estação da EFCB foi restaurada pela Prefeitura local em 2004, servindo então como biblioteca municipal.

Em outubro de 2021, foi anunciado que a linha de passagem de trens cargueiros pela cidade seria retirada em breve, constando que o trajeto por fora da cidade já estaria quase pronto (veja caixas de 2021, abaixo).

Não tive mais notícias da linha que teria sido construído em 2021; esta e o prédio da estação continuam em excelente estado como pode-se ver pela fotografia tomada em 6 de outubro de 2023, que se vê no caixa abaixo.

(ver também BARRA MANSA-RMV)

ACIMA: Notícia sobre a inauguração da estação de Barra Mansa em 1871 (Diario do Rio de Janeiro, 17/9/1871).

1880
AO LADO:
Desastre na estação em 27 de janeiro - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VÊ-LO INTEIRO (A Provincia de S. Paulo, (29/1/1880).

1923
AO LADO:
Descarrilamento na estação (O Estado de S. Paulo, (26/1/1923).

1926
AO LADO: Acidente na estação (O Estado de S. Paulo, 28/8/1926).

1927
AO LADO: Acidente com feridos na estação (O Estado de S. Paulo, 16/8/1927).

1932
AO LADO:
Descarrilamento na estação (O Estado de S. Paulo, (26/4/1932).

1935
AO LADO: Acidente na estação (O Estado de S. Paulo, 11/4/1935).

1939
AO LADO:
Descarrilamento na estação (O Estado de S. Paulo, (22/9/1939).

1940
AO LADO:
Descarrilamento próximo à estação de Barra Mansa (O Estado de S. Paulo, (13/4/1940).

1941
AO LADO:
Descarrilamento na estação de Barra Mansa (O Estado de S. Paulo, (23/4/1941).

1942
AO LADO:
Acidente em Barra Mansa (O Estado de S. Paulo, (29/5/1942).

ACIMA: Litorina FIAT que fazia a linha Rio-São Paulo nos anos 1940, a única que era movida a gasogênio, combustível utilizado na época da Segunda Guerra Mundial, quando havia racionamento de gasolina. A linha em bitola mista mostra o trecho que passava por Barra Mansa e depois saía para o ramal de Bananal, que funcionou até 1962 em bitola métrica (Autor desconhecido).

ACIMA: O município de Barra Mansa e suas linhas e estações por volta de 1958. Aparecem as linhas da Central do Brasil, ramal de São Paulo (de Volta Rdonda a Floriano, bitola larga), a linha do Ramal de Bananal (de Saudade ao Estado de São Paulo, bitola métrica) e a linha Angra-Goiandira, que é o tronco da RMV com bitola métrica. No centro da cidade estão as duas estações, da RMV e da Central do Brasil e há diversas estações menores espalhadas pelas linhas - CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VÊ-LO EM TAMANHO MAIOR) (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, 1958-1960).
ACIMA: A estação foi quase destruída por um incêndio no início dos anos 1980, quando já estava abandonada (http://ccestacaodasartes.blogspot.com).

ACIMA: A linha passa por Barra Mansa. A estação está acima, depois da curva da linha, fora da fotografia (Foto Marcus Modesto - ano: provavelmente 2010).


ACIMA: Em 2021, caminhada pela linha que vai ser erradicada no centro da cidade, passando os trens cargueiros a fazer a volta pela zona urbana. Não se tem nenhuma noticia que esse trecho vá ser utilizado pelo município para ter um trem de suburbios ou um VLT para ajudar o trânsito da cidade e seus 185 mil habitantes (Autor desconhecido - foto publicada em 29/10/2021).

ACIMA: A estação de Barra Mansa em 2021 (Foto Thomas Wellington em 30/10/2021).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local, 1998; Lucas Rio Branco Santos, 2023; Marcus Modesto; Anderson Nascimento, 2010; Antonio Augusto M. O. Leal; Gutierrez L. Coelho, 2004; Alberto del Bianco; Colecção de 44 vistas photográphicas da Estrada de Ferro Pedro 2º, 1881; O Estado de S. Paulo, 1923, 1926 e 1939; Diario do Rio de Janeiro, 1871; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928; http://ccestacaodasartes.blogspot.com; Mucio Jansen Vaz: Estrada de Ferro Oeste de Minas - Trabalho Historico-Descriptivo, 1922; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em 1881. Colecção de 44 vistas photographicas da Estrada de Ferro Pedro 2º, 1881

A estação de Barra Mansa já esteve abandonada, nos anos 1980. Foto Alberto del Bianco

A bela estação em 1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

A bela estação em 1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 12/2004. Foto Gutierrez L. Coelho

A estação em janeiro de 2010. Foto Anderson Nascimento

A estação ferroviária e a linha ainda estão em excelente estado em 06/09/2023. Foto Lucas Rio Branco Santos
   
     
Atualização: 06.09.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.