Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
E. F. Central do Brasil - Ramal de São Paulo


HISTORICO DA LINHA: Em 1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em 12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica, encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal, que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga (1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram, e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"... O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba. Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as 2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cacheoira-Taubaté) e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA. O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte, foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998, o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado, com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde 1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ.

RAMAL DE SÃO PAULO, de 1870 até 1960 RAMAL DE SÃO PAULO, de 1960 até hoje FERROVIAS, VARIANTES E RAMAIS
Trecho Barra do Piraí-Cachoeira Paulista
Aberto entre 1871 e 1877. As estações eram as seguintes em 1930:
Entre os anos 50 e os anos 70, foram construídas diversas variantes que subsituíram trechos da linha original do ramal. As estações eram as seguintes em 1980. Nota: como as variantes de Poá e do Parateí não substituíram os seus trechos correspondentes, apenas foram opçôes melhores, as suas estações estão listadas como variantes ao lado. Com relação à variante Guaianazes-Artur Alvim (2000), as estações novas foram listadas juntamente com as antigas.
ESTADO DO RIO DE JANEIRO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Barra do Piraí (entroncamento com a linha do Centro da EFCB e com a Rede Mineira de Viação - linha da Barra-esta até os anos 60) Barra do Piraí (entroncamento com a linha do Centro da EFCB) Linha do Centro-EFCB
Linha da Barra - RMV
Pulverização Pulverização  
Santa Cecília    
Eng. Waldemar de Brito    
Vargem Alegre Vargem Alegre  
Pinheiral Pinheiral  
Três Poços    
Rademaker    
Volta Redonda Volta Redonda  
Barra Mansa (entroncamento com a Rede Mineira de Viação - linha-tronco - Angra dos Reis-Goiandira) >> Barra Mansa (entroncamento com a Ferrovia do Aço - a partir de 1990) >> Linha-Tronco - RMV
Saudade (entroncamento com o ramal de Bananal) >> Saudade (entroncamento com o ramal de Bananal - até 1962) >> >> RAMAL DE BANANAL
Harmonia
Santo Antonio
Cafundó
Astrea
Rialto
Glória
Três Barras
Bananal
Pombal Pombal  
Floriano Floriano-nova  
Bulhões  
Oliveira Botelho (entroncamento com a
E. F. Resende-Bocaina - até 1929
) >>
>> E. F. RESENDE-BOCAINA
Santa Casa (antiga Plataforma)
Babilônia
Estalo
Independência
Riachuelo
Formoso
Campinho (Oscar de Almeida)
São José do Barreiro
Tibiriçá
Resende Resende  
Marechal Jardim    
Homem de Mello    
Itatiaia Itatiaia  
Engenheiro Passos Engenheiro Passos  
ESTADO DE SÃO PAULO ESTADO DE SÃO PAULO ESTADO DE SÃO PAULO
Engenheiro Bianor


Ponte da linha antiga, desativada nos anos 1960, próxima à divisa de estados; fica submersa sob a represa na maior parte do tempo. Foto Nelson Correa, 2002
Engenheiro Bianor  
Queluz Queluz  
Inspetor Otalício    
Vila Queimada


Ponte da linha antiga, desativada nos anos 1960, próxima a Lavrinhas, ao lado e abaixo da ponte da atual linha, esta vista com o comboio. Foto Nelson Correa, 2002
Vila Queimada-nova  
Lavrinhas Lavrinhas  
Cruzeiro Cruzeiro  
Embaú  
Cachoeira Paulista Cachoeira Paulista  
Canas Canas  
Lorena (entroncamento com o ramal de Piquete - até 1986) >> Lorena (entroncamento com o ramal de Piquete - até 1986) >> RAMAL DE PIQUETE - saindo de Lorena
Ponte Paraíba
Angelina
Coronel Barreiros
Francisco Ramos
Bela Vista
Piquete
Estrela do Norte
Limeira
Engenheiro Neiva Engenheiro Neiva  
Guaratinguetá Guaratinguetá  
Aparecida Aparecida  
Roseira Roseira  
Moreira César Moreira César  
Pindamonhangaba (entroncamento com a E. F. Campos do Jordão) >> Pindamonhangaba (entroncamento com a E. F. Campos do Jordão) >> >> E. F. CAMPOS DO JORDÃO
Pindamonhangaba-EFCJ
Pindamonhangaba-suburbios
Mombaça
Cerâmica
São Miguel
Agente Hely
São Judas Tadeu
Expedicionários
Parque das Águas Claras
Vovó Laurinda
Quilômetro 19
Piracuama
Eugênio Lefevre
Pagé
Renópolis
Tanaka
Gavião Gonzaga
Cacique
Toriba
São Cristóvão
Sanatórios
Fracalanza
Campos do Jordão (Abernessia)
Damas
Capivari
Emilio Ribas
Tremembé Engenheiro Cotrim  
Taubaté Taubaté  
Quiririm  
Engenheiro Sá e Silva Engenheiro Sá e Silva  
Caçapava Caçapava  
Santa Luzia  
Eugênio de Mello Eugênio de Mello  
Eng. Martins Guimarâes Engenheiro Martins Guimarâes-nova  
São José dos Campos-velha (até 1925) São José dos Campos (Entroncamento com a Variante do Parateí da EFCB) >>

No Banhado, já mais perto do córrego Vidoca, a linha abandonada. Foto Ralph Giesbrecht, 2001
>> VARIANTE DO PARATEÍ (São José dos Campos-Manoel Feio)
Jaguary
Pagador Andrade
Figueira
Remédios
Lambari
Itapeti
São Bento
Pium
Pinheirinho
São José dos Campos (1925)

No Banhado, saindo da estação de São José, em 1940, a litorina da EFCB. Foto dos arquivos municipais de S. J. Campos
Manuel Feio (Entroncamento com a variante de Poá)
Parada Lima (1943) Parada Lima  
Limoeiro Limoeiro  
Jacareí Jacareí  
Bom Jesus Bom Jesus  
São Silvestre São Silvestre  
Túnel das Piluleiras  
Ponte sobre o rio Paraíba do Sul Ponte sobre o rio Paraíba do Sul  
Guararema Guararema  
Luiz Carlos Luiz Carlos  
Sabaúna Sabaúna  
César de Souza César de Souza  
Estudantes (1977-)  
Mogi das Cruzes Mogi das Cruzes  
Braz Cubas Braz Cubas  
Santo Ângelo Jundiapeba  
Suzano Suzano  
Calmon Vianna (Entroncamento com a variante de Poá da EFCB) >> Calmon Vianna (Entroncamento com a variante de Poá da EFCB) >> >> VARIANTE DE POÁ 1934-)
Poá Poá Aracaré
Ferraz de Vasconcellos Ferraz de Vasconcellos
  Giannetti (2000-) Itaquaquecetuba
  Linha original (1875-2000) Variante da CPTM (2000-2007) Jardim Romano (2008-)
Manoel Feio (Entroncamento com a Variante do Parateí)
Carvalho Araújo Guaianazes Guaianazes-nova Itaim
Quinze de Novembro Quinze de Novembro José Bonifácio Vila Mara-Jardim Helena (2008-)
Dom Bosco São Miguel
Itaquera Itaquera Itaquera-nova Comendador Ermelino
Artur Alvim Artur Alvim USP-Leste (2008-)
Vila Matilde Vila Matilde Engenheiro Goulart
Carlos de Campos Carlos de Campos Engenheiro Trindade
Sexta Parada Engenheiro Gualberto >> >> Agente Cícero
  Tatuapé (1981)  
Quarta Parada Clemente Falcão (até 1981)  
Engenheiro São Paulo Engenheiro São Paulo  
Norte (Entroncamento com a São Paulo Railway) Roosevelt (Entroncamento com a E. F. Santos a Jundiaí)  
     
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.