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VXY Mogiana em MG

Indice - estações da linha
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Bulhôes
Floriano
Pombal
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Dom Pedro II (1872-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1968)
FLORIANO
(antiga PASSA-VINTE e DIVISA)
Município de Resende, RJ
Ramal de São Paulo - km 172,910 (1928)   RJ-1187
Altitude: 387 m   Inauguração: 10.08.1872
Uso atual: moradia (2008)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Em 1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em 12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica, encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal, que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga (1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram, e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"... O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba. Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as 2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cacheoira-Taubaté) e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA. O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte, foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998, o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado, com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde 1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ.
 
A ESTAÇÃO: A estação foi aberta em 1872 com o nome de Passa-Vinte, e mais tarde Divisa.

Em 1895, o ex-Presidente Marechal Floriano Peixoto veio para ali para fazer tratamento, morrendo ali mesmo. A estação então tomou seu nome.

Foi desativada em 1968 com a entrada em operação da variante Resende-Barra Mansa. Em seu lugar construiu-se não muito longe dali, na variante, a estação de Floriano-nova.

(veja também FLORIANO-NOVA)

1925
AO LADO:
Desastre em Floriano (O Estado de S. Paulo, 15/1/1925).

1925
AO LADO:
Acidente próximo à estação (O Estado de S. Paulo, 3/6/1925).

1925
AO LADO:
Descarrilamento na estação (O Estado de S. Paulo, 15/10/1925).

1927
AO LADO:
Descarrilamento na estação (O Estado de S. Paulo, 27/3/1932).

1927
AO LADO:
O mesmo acidente do dia anterior ou um novo? (O Estado de S. Paulo, 27/3/1932).

1932
AO LADO:
O MPL1 é autorizado a parar na estação (O Estado de S. Paulo, 27/3/1932).

1935
AO LADO:
Descarrilamento na estação (O Estado de S. Paulo, 26/3/1935).

1941
AO LADO:
Descarrilamento na estação (O Estado de S. Paulo, 19/4/1941).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Carlos Latuff; Simone Viana; Juliana Luscher; O Estado de S. Paulo, 1925).
     

Estação desativada de Floriano, meio escondida pelo mato e pelas árvores, em 1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

Estação desativada de Floriano, meio escondida pelo mato e pelas árvores, em 1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

A antiga estação em 02/2008. Floriano-nova em 02/2008. Foto Carlos Latuff, para o estudo das arquitetas Simone Viana e Juliana Luscher para o IPHAN
     
     
Atualização: 21.09.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.