A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice - estações da linha
...
Resende
Floriano-nova
Pombal
...

...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
...
 
 
RFFSA (1968-1996)
FLORIANO-NOVA
Município de Resende, RJ
Ramal de São Paulo - km -   RJ-1186
Altitude: -   Inauguração: 1968
Uso atual: empresa de containers (2008)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: Em 1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em 12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica, encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal, que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga (1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram, e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"... O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba. Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as 2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cacheoira-Taubaté) e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA. O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte, foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998, o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado, com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde 1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Floriano-nova substituiu a estação de Floriano, ali perto e na linha original da Central. Foi inaugurada em 1968 na variante Resende-Barra Mansa.

Em 2008 a estação servia a uma empresa que operava a descarga de containers dos vagões (Carlos Latuff, 02/2008).

(veja também FLORIANO)

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Fernando Marietan; Carlos Latuff; Simone Viana; Juliana Luscher; Wiliiam Martins; EFBrasil)
     

Estação de Floriano-nova, em 1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 2003. Foto William Martins

Plataforma da estação em 2004. Foto EFBrasil

Floriano-nova em 02/2008. Fotos Carlos Latuff, para o estudo das arquitetas Simone Viana e Juliana Luscher para o IPHAN

Floriano-nova em 02/2008. Fotos Carlos Latuff, para o estudo das arquitetas Simone Viana e Juliana Luscher para o IPHAN

A estação em 11/7/2015. Foto Fernando Marietan
     
Atualização: 03.12.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.