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VXY Mogiana em MG
Indice - estações da linha
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Engenheiro Passos
Itatiaia
Nhangapi
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2005
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E. F. Dom Pedro II (1874-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1975)
RFFSA (1975-1996)
ITATIAIA
(antiga CAMPO BELLO e HOMEM DE MELLO)
Município de Itatiaia, RJ
Ramal de São Paulo - km 203,741 (1928)   RJ-1194
Altitude: 407 m   Inauguração: 02.01.1874
Uso atual: abandonada (2008)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Em 1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em 12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica, encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal, que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga (1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram, e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"... O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba. Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as 2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cacheoira-Taubaté) e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA. O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte, foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998, o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado, com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde 1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Itatiaia foi inaugurada em 1874 com o nome de Campo Belo.

Em 1918 passou a se chamar Barão Homem de Mello, ou somente Homem de Mello, nome que, pelo menos até 1932, ainda mantinha.

O nome foi alterado para Itatiaia nos anos 1940. Segundo Max Vasconcellos, em 1928, a estação ficava na sede do então distrito de Campo Bello, pertencente a Resende. Vejam a confusão com relação aos nomes de estação e distrito. Nos anos 1940, a estação tomou o nome - Itatiaia - da estação seguinte (sentido São Paulo), que tinha esse nome e passou a se chamar Nhangapi. O motivo da mudança dos nomes não foi descoberto por mim.

Há também possibilidade de que, em algum ponto do tempo, a linha ali tenha sido retificada e a estação também tenha tido o local alterado. Isto teria acontecido na primeira década
do século XX, mas não consegui confirmação.

Separada da cidade de Itatiaia com a construção da
via Dutra, nos anos 1950, a estação foi perdendo importância até ser totalmente abandonada. O acesso a ela hoje em dia é muito difícil, há arame farpado cercando a área, que está em zona rural. (Informações de Newton Carneiro). A cidade tornou-se município nos anos 1990.

O pátio em si parecia estar sendo utilizado pela MRS em 2008, pois esta havia construído um prédio novo no extremo do prédio da estação abandonada.


1923 - ACIMA: Desastre na estação Homem de Mello (CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER A REPORTAGEM TODA) (O Estado de S. Paulo, 26/2/1923).


1925
À ESQUERDA: A locomotiva quebra na estação (O Estado de S. Paulo, 20/11/1925).
1931 ACIMA: Desastre entre as estações de Itatiaia e de Homem de Mello em 1931 (Revista da Semana, 7/1/1931).

1932 ACIMA: A estação de Itatiaia durante a revolução de 1932 (Fon-fon, 27/ 8/1932).


1949
À ESQUERDA: Na estação de Itatiaia, em 1949, descobriram-se roubo a mercadorias do carro de encomendas (Folha da Manhã, 22/6/1949).
(Fontes: Carlos Latuff; Manoel Monachesi; Daniel Gentili; Newton Carneiro; Simone Viana; Juliana Luscher; ruicamejo.blogspot.com; Fon-fon, 1932; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação antiga, provavelmente anos 1920, com o nome de Homem de Mello. Foto ruicamejo.blogspot.com

A estação, ainda ativa e bem cuidada, provavelmente anos 1980. Foto Manoel Monachesi

A estação, em 19/09/2001. Foto Newton Carneiro

A estação, em 19/09/2001. Foto Newton Carneiro

A estação, em 19/09/2001. Foto Newton Carneiro

A estação de mal a pior em 02/2008. Foto Carlos Latuff, para o estudo das arquitetas Simone Viana e Juliana Luscher para o IPHAN

A estação de mal a pior em 02/2008. Ao fundo, prédio novo que deve ter sido construído pela MRS. Foto Carlos Latuff, para o estudo das arquitetas Simone Viana e Juliana Luscher para o IPHAN
   
     
Atualização: 22.04.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.