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          E. F. Dom Pedro 
            II (1873-1889) 
            E. F. Central do Brasil (1889-1975) 
            RFFSA (1975-1996)  | 
         
         
          MARECHAL JARDIM 
             
            Município de Resende, RJ | 
         
         
          | Ramal de São Paulo - km 
            197,799 (1928) | 
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          RJ-4279 | 
         
         
          | Altitude: 399 m | 
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          Inauguração: 08.03.1898 | 
         
         
          | Uso atual: desconhecido  | 
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          com trilhos | 
         
         
          | Data de construção do 
            prédio atual: 1937  | 
         
         
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          | HISTORICO DA LINHA: Em 
            1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do 
            Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo 
            da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em 
            12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica, 
            encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro 
            e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal, 
            que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo 
            Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga 
            (1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias 
            se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram, 
            e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"... 
            O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi 
            uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba. 
            Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar 
            E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida 
            E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as 
            2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cacheoira-Taubaté) 
            e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA. 
            O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos 
            anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte, 
            foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998, 
            o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado, 
            com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a 
            concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde 
            1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e 
            no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ.  | 
         
         
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          A ESTAÇÃO: A estação 
            de Marechal Jardim foi inaugurada como um posto telegráfico 
            em 1898, mas somente a 1o de janeiro de 1901 o posto "foi 
            aberto ao tráfego de viajantes, bagagens e encommendas" 
            (Memória Histórica da Central do Brasil, 1908, p. 
            501).  
             
            Não conheço a situação atual 
            da estação, que pode ter sido desativada na abertura 
            da variante de 1968 em Resende. 
             
            
              
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                1932 
                  AO LADO: Mudanças de trens que param na estação (O Estado de S. Paulo, (19/5/1932).   | 
               
                
                
             
            
              
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                1934 
                  AO LADO: Mudanças de trens que param na estação (O Estado de S. Paulo, (25/3/1934).   | 
               
                
                
             
            (Fontes: Max Vasconcellos: Vias Brasileiras 
            de Comunicação, 1928; Memória Histórica 
            da Central do Brasil, 1908, p. 501; Guia Geral das Estradas de Ferro 
            do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) | 
         
         
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          | Atualização: 
            18.08.2019 
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