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      | 
     
      
         
          E. F. Dom Pedro 
            II (1873-1889) 
            E. F. Central do Brasil (1889-1975) 
            RFFSA (1975-1996)  | 
         
         
           RESENDE 
            (AGULHAS NEGRAS) 
            Município de Resende, RJ | 
         
         
          | Ramal de São Paulo - km 
            190,777 (1928) | 
            | 
          RJ-1190 | 
         
         
          | Altitude: 1.179 m | 
            | 
          Inauguração: 08.02.1873 | 
         
         
          | Uso atual: restaurada (2010) | 
            | 
          com trilhos | 
         
         
          | Data de construção do 
            prédio atual: 1937  | 
         
         
          |   | 
         
         
          |  
            
            
           | 
         
         
          |   | 
         
         
          | HISTORICO DA LINHA: Em 
            1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do 
            Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo 
            da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em 
            12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica, 
            encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro 
            e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal, 
            que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo 
            Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga 
            (1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias 
            se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram, 
            e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"... 
            O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi 
            uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba. 
            Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar 
            E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida 
            E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as 
            2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cachoeira-Taubaté) 
            e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA. 
            O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos 
            anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte, 
            foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998, 
            o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado, 
            com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a 
            concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde 
            1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e 
            no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ.  | 
         
         
          |   | 
         
         
          A ESTAÇÃO: A estação 
            de Resende, recentemente chamada de Agulhas Negras-Resende, 
            foi inaugurada em 1873.  
             
            A estação original foi substituída pela atual 
            em 1937.  
             
            Ela fica longe do centro da cidade - atendia realmente à AMAN - Academia 
            Militar das Agulhas Negras, em frente, do outro lado da via Dutra 
            - e desde 1991, quando acabou o trem Santa Cruz (Rio-São 
            Paulo), a estação perdeu a função, 
            se é que em 1991 o Santa Cruz ainda estava parando  ali. 
             
             
            O armazém, do outro lado da linha, se manteve e hoje está abandonado; porém, era originalmente a estação de 1873, que tinha originalmente um segundo piso em parte da construção (ver caixa abaixo).  
             
            A estação nova esteve servindo como conselho tutelar e atendeu 
            também à MRS. O armazém dava fundos para a via 
            Dutra e estava fechado em 2010. Da estrada dava para ver que a situação 
            do armazém era péssima e da estação não 
            era muito melhor. 
             
            Em 2019 havia sido restaurada (ver fotos ao pé da página)
 
             
            
              
                      | 
                  1884 
                  AO LADO: Queda de barreira próximo a Campo Belo (hoje Itatiaia). Na verdade o problema ocorreu na provincia do Rio de Janeiro e com o trem de bitola larga da Pedro II que se encontrava com o Trem do Norte para baldeação em Cachoeira, SP  (O Estado de 
                S. Paulo, 30/10/1884).  | 
               
                
                
             
            
               
                |  
                    
                      
                     
                 | 
                 
                     1925 
                    AO LADO: Acidente na estação (O Estado de 
                    S. Paulo, 26/5/1925). 
                 | 
               
                
                
             
            
               
                |  
                    
                      
                      
                 | 
                 
                   1931 
                    AO LADO: Elogios ao chefe da estação (O 
                    Estado de S. Paulo, 28/1/1931).  
                 | 
               
                
                
             
              
            ACIMA: A 
            estação de Resende durante a revolução de 1932  (Fon-fon, 27/8/1932).  
            
            
              
                     | 
                  1935 
                  AO LADO: Descarrilamento na estação de Resende 
                  (O Estado de S. Paulo, 28/7/1935).  | 
               
                
                
             
            
               
                |  
                    
                      
                 | 
                 
                     1939 
                    AO LADO: Descarrilamento na estação  
                    (O Estado de S. Paulo, 1/2/1939). 
                 | 
               
                
                
             
            
              
                     | 
                  1940 
                  AO LADO: Acidente com litorina na estação  
                  (O Estado de S. Paulo, 14/1/1940).  | 
               
                
                
             
            
              
                     | 
                  1940 
                  AO LADO: Trilhos partidos próximos à estação
                  (O Estado de S. Paulo, 28/5/1940).  | 
               
                
                
             
              
            ACIMA: Estação de Resende nos anos 1960 (IBGE).  
              
            2012 - ACIMA: O armazém em 2012 , que era originalmente a antiga estação, ainda mantém 
            o estilo dos anos 1870 da antiga E. F. D. Pedro II. Nesse sentido, 
            tem traços arquitetônicos que lembram muitas das estações 
            e armazéns dessa época e que ainda estão em pé. Porém, perdeu o segundo piso 
            (Foto Ricardo Corte, janeiro de 2012). 
              
            ACIMA: Sete anos depois, o armazém abandonado e em más condiões exteriores (Foto Felipe Medeiros em 06/2019). 
             
            (Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; 
            Ricardo Corte; Carlos Latuff; Simone Viana; Juliana Luscher; acervo 
            Claudionor Rosa; O Estado de S. Paulo, 1925 e 1939; Fon-fon, 1932; 
            Arquivo da Biblioteca Nacional; Colecção de 44 vistas photográphicas 
            da Estrada de Ferro Pedro 2º, 1881; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras 
            de Comunicação, 1928; IPHAN-RJ; Mapa - acervo R. M. 
            Giesbrecht) | 
         
         
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                  A antiga estação em 1881. Colecção de 44 vistas 
                  photográphicas da Estrada de Ferro Pedro 2º, 1881  | 
                  
                  Estação e armazém de Resende, c. 1930. 
                  Foto do acervo de Claudionor Rosa | 
                  
                  Embarque no trem de passageiros na estação antiga. 
                  Foto do acervo de Claudionor Rosa | 
               
               
                  
                  A estação, lado da plataforma, provavelmente anos 
                  1990. Foto do acervo de Claudionor Rosa | 
                  
                  Acervo da estação, provavelmente anos 1990. Foto 
                  do acervo de Claudionor Rosa  | 
                  
                  Passageiros e um gatinho esperam pelo trem, provavelmente anos 
                  1990. Foto do acervo de Claudionor Rosa  | 
               
               
                  
                  Visto da Dutra, o armazém em frente à estação, 
                  em 1998. Foto Ralph M. Giesbrecht | 
                  
                  Fachada da estação de Resende, em 1998. Foto Ralph 
                  M. Giesbrecht | 
                  
                  Estação de Resende em 02/2008. Foto Carlos Latuff, 
                  para o estudo das arquitetas Simone Viana e Juliana Luscher 
                  para o IPHAN  | 
               
               
                  
                  O armazém, muito mais bonito que a estação, 
                  em 02/2008. Foto Carlos Latuff, para o estudo das arquitetas 
                  Simone Viana e Juliana Luscher para o IPHAN  | 
                  
                  A fachada da estação em 2012, já pintada 
                  como parque de diversões. Foto Ricardo Corte em 1/2012 | 
                  
                A fachada da estação em 20/6/2019. Foto Felipe Medeiros de Tavares | 
               
             
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          | Atualização: 
            19.01.2021 
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