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VXY Mogiana em MG
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Barão de Monte Alto
Patrocínio do Muriaé
Eugenópolis
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Saída para o ramal de Muriaé (1886-1966): Ivaí
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Saída para o ramal de Poço Fundo (1908-1974): Comendador Venâncio
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Leopoldina (1885-1975)
RFFSA (1975-1979)
PATROCÍNIO DO MURIAÉ
(antiga PATROCÍNIO)
Município de Patrocínio do Muriaé, MG
Linha do Manhuaçu - km 377,315 (1960)   MG-1733
Altitude: 177 m   Inauguração: 24.05.1885
Uso atual: usada pela prefeitura (2017)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha que ligava a estação de Recreio a Santa Luzia (Carangola) teve a sua concessão e construção a cargo da Companhia Alto Muriaé, estabelecida em 1880. Em 2/5/1883, a empresa foi incorporada pela E. F. Leopoldina. Uma alteração de traçado da linha original para Muriaé levou a Leopoldina a passar por uma pequena extensão dentro de território fluminense, onde estava Santo Antonio (Porciúncula), retornando para Minas, seguindo para Carangola, onde chegou em 1887. De 1911 a 1915, a Leopoldina prosseguiu a linha até Manhuaçu, seu ponto final. O trecho Manhuaçu-Carangola foi fechado em 23/07/1975. Porciúncula-Carangola foi fechado em 1977, e em 1979, fechou-se a linha entre Cisneiros e Porciúncula. O pequeno trecho Recreio-Cisneiros nunca foi oficialmente suprimido.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Patrocínio foi inaugurada em 1885.

Nos anos 1940, seu nome foi alterado para Patrocínio do Muriaé. O ramal de Muriaé saía desta estação e foi aberto em 1/1/1886, sendo fechado em 31/05/1966.

Também saía desta estação o ramal de Poço Fundo, aberto em 1/11/1908 e fechado em 11/04/1974.

Em 1976, os trens, saindo de Recreio todos os dias às 6 da manhã, chegavam a Patrocínio do Muriaé às 9:04.

Em 22/01/1979, foi suprimido pela RFFSA o trecho entre Porciúncula e Cisneiros, fechando de vez a estação. Os trens de passageiros, entretanto, já não corriam desde 1977.

Embora ocupado pela Prefeitura local, o prédio, em 2014, apresentava evidentes sinais de deterioração. Outros indícios da presença da Leopoldina em Patrocínio do Muriaé são raros e quase não percebidos. Além da estação, somente a ponte sobre o rio Muriaé, em concreto e já convertida ao tráfego de veículos. Segundo Marcelo Carneiro, em 2010 a estação estava abandonada e com uma faixa nela afixada avisando de "risco de desabamento". Em 2017 estava em pé e recentemente restaurada.

AO LADO: Acidente na estação, no início de 1939 (O Estado de S. Paulo, 3/1/1939)

ACIMA: Município de Patrocínio do Muriaé nos anos 1950. A linha que corre de sul a norte é a linha do Manhuaçu. A que sai para oeste é o ramal de Muriaé e a que sai para leste é o ramal do Poço Fundo (IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1958). ABAIXO: A estação, em fotografia sem data (Autor desconhecido).



ACIMA: Pátio da estação entre esta (fora da foto) e o hotel (predio à direita), provavelmente anos 1930. ABAIXO: Locomotiva chega no pátio da estação, provavelmente anos 1940 (cessão das fotos: Horacio Cardilo).


ACIMA: Caixa d'agua da estação, ainda existente em 2017. A foto é provavelmente dos anos 1950 (Cessão: Horacio Cardilo).

(Fontes: Horacio Cardilo; Marcelo Carneiro; Hugo Caramuru; Edmundo Siqueira: Resumo Histórico da Leopoldina Railway, 1938; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1958; Cyro Pessoa Jr.: Estudo Descritivo das Estradas de Ferro do Brasil, 1886; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80)
     

A estação de Patrocinio de Muriaé em 1989. Foto Hugo Caramuru

A estação de Patrocinio de Muriaé em 1989. Foto Hugo Caramuru

A estação desativada, em 2001. Autor desconhecido

A estação em 10/1/2010. Foto Marcelo Carneiro

A estação em 10/1/2010. Foto Marcelo Carneiro

A estação em maio de 2017. Foto Horacio Cardillo
     
Atualização: 12.05.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.