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VXY Mogiana em MG
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Coimbra
Cajuri
Viçosa-Universidade
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Leopoldina (1885-1975)
RFFSA (1975-1996)
CAJURI (antiga TURVO)
Município de Cajuri, MG
Linha de Caratinga - km 367,510 (1960)   MG-0863
Altitude: 682,140 m   Inauguração: 05.10.1885
Uso atual: desconhecido (2017)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Este trecho da Leopoldina na verdade era uma junção de várias linhas isoladas originalmente, construídas em épocas diferentes. O trecho entre Entre Rios (Três Rios e Silveira Lobo foi aberto em 1903 e 1904; o seguinte, até a estação de Guarani, ficou pronto em 1883 e havia sido construído e operado pela Cia. União Mineira, até a entrega à Leopoldina, em 1884; o trecho entre esse ponto e Ligação ficou pronto em 1886, enduanto daí para a frente, até Ponte Nova, foi entregue entre os anos de 1879 e 1886. Entre 1912 e 1926, entregou-se a linha até Matipoó (Raul Soares) e finalmente, em 1931, a linha chegou a Caratinga, de onde não passou. Havia um trem de Barão de Mauá, no centro do Rio de Janeiro, para Caratinga, via Petrópolis, todos os dias, desde que a linha completa foi entregue, em 1931. Sem trens de passageiros desde os anos 80 (em 1980 ainda existiam trtens mistos fazendo o serviço de passageiros entre Ubá e Caratinga, vindo de Recreio, na antiga linha-tronco da EFL), a linha foi erradicada em 1994 nos trechos Três Rios-Ligação e Ponte Nova-Caratinga; o trecho intermediário consta até hoje como tendo "tráfego suspenso".
 
A ESTAÇÃO: A cidade de Cajuri se originou com a abertura da estação, com o nome de Turvo.

Anos depois, a estação mudou seu nome para o atual.

De distrito de Viçosa, passou a município em 30/12/1962.

Até pelo menos 1980, ainda passavam por ali trens mistos, trazendo passageiros.

A linha, entre Ubá e Ponte Nova, nunca foi oficialmente suprimida; o movimento, porém, é nulo. A estação está desativada há anos, mas exteriormente em bom estado de conservação em 2016. Os trilhos já foram retirados.

1885
AO LADO:
A inauguração da estação do Turvo em 1885 (jornal desconhecido, 7/10/1885).

1926
AO LADO:
Acidente entre Cajuri e Coimbra (O Estado de S. Paulo, 21/7/1926).
ACIMA: Mapa dos anos 1950 mostra a linha passando pelo município de Viçosa, mostrando ao norte da sede a estação de Cajuri, que na época pertencia ao município de Viçosa (mapa parcial) (IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960).

ACIMA: Já desativada como estação de passageiros, mas com a linha ainda ativa e seus desvios, a estação de Cajuri é vista aqui em julho de 1990, durante uma viagem especial de trem de passageiros que saiu de Minas Gerais e foi parar no Paraná (Foto Hugo Caramuru).
ACIMA: Em 2011, a linha estava assim, próxima a Cajuri. Embora concessionada à FCA, a falta de tráfego gera desbarrancamentos que não são consertados por falta absoluta de interessa da concessionária e da União (Foto Guilherme Rios).

(Fontes: André A. A. Amorim; Eliete Style; Hugo Caramuru; Giovanni Ribeiro de Carvalho; Gustavo Torres; Jair Barreiros; Marcio __; Prefeitura de Cajuri; www.ufv.br; Manchete Rural, 1989; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80)
     

A estação de Cajuri, em 2001. Autor desconhecido

A estação em 06/2004. Foto Gutierrez L. Coelho

A estação em 08/2005. Foto Elias Torrent

A estação em 8/6/2008. Foto Eliete Style

A estação em 2016. Foto da Prefeitura de Cajuri

A estação em 20/6/2021. Foto Julio Alves
     
Atualização: 22.06.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.