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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Praia Perdida
Ericeira
Santana do Deserto
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Leopoldina (1904-1975)
RFFSA (1975-1994)
ERICEIRA
Município de Santana do Deserto, MG
Linha de Caratinga - km 142,516 (1960)   MG-1807
Altitude: 300 m   Inauguração: 05.08.1904
Uso atual: à venda (2017)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1904?
 
HISTORICO DA LINHA: Este trecho da Leopoldina na verdade era uma junção de várias linhas isoladas originalmente, construídas em épocas diferentes. O trecho entre Entre Rios (Três Rios) e Silveira Lobo foi aberto em 1903 e 1904; o seguinte, até a estação de Guarani, ficou pronto em 1883 e havia sido construído e operado pela Cia. União Mineira, até a entrega à Leopoldina, em 1884; o trecho entre esse ponto e Ligação ficou pronto em 1886, enduanto daí para a frente, até Ponte Nova, foi entregue entre os anos de 1879 e 1886. Entre 1912 e 1926, entregou-se a linha até Matipoó (Raul Soares) e finalmente, em 1931, a linha chegou a Caratinga, de onde não passou. Havia um trem de Barão de Mauá, no centro do Rio de Janeiro, para Caratinga, via Petrópolis, todos os dias, desde que a linha completa foi entregue, em 1931. Sem trens de passageiros desde os anos 80 (em 1980 ainda existiam trtens mistos fazendo o serviço de passageiros entre Ubá e Caratinga, vindo de Recreio, na antiga linha-tronco da EFL), a linha foi erradicada em 1994 nos trechos Três Rios-Ligação e Ponte Nova-Caratinga; o trecho intermediário consta até hoje como tendo "tráfego suspenso".
 
A ESTAÇÃO: Em 1902, a Leopoldina obteve uma concessão para ligar o ramal de Serraria à fazenda do Travessão, supostamente situada na divisa dos Estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, e aparentemente próxima à atual estação de Piracema, próxima a Três Rios.

Porém, com esse ramal, a Leopoldina acabou ligando-o com a estação de Três Rios, e desativando em 1904 o velho ramal de Serraria, que se tornaria desnecessário, pois corria em grande parte paralelo à linha da Central.

A estação de Ericeira, aberta em 1904 inicialmente no ramal para Travessão, acabou se tornando parte, logo depois, da linha que passava a unir Três Rios diretamente a Bicas.

Na linha que passava por Ericeira rodaram trens de passageiros até a
primeira metade dos anos 1970, e foi suprimida oficialmente somente em 1994, depois de anos sem uso.

"Ericeira foi transformada num recanto. A atual proprietária, uma carioca que optou pelo interior mineiro, arrematou-a num leilão. Montou um bar, que atende à população local, restaurou o imóvel e ocupou a área com muitas plantas e árvores frutíferas. O resultado ficou muito bom, o varandão formado pela antiga gare é um lugar agradabilíssimo. Não há o menor sinal de trilhos e já se torna impossível identificar e localizar o antigo leito da ferrovia" (Gutierrez L. Coelho, 01/2005).

Em fevereiro de 2017 estava à venda numa imobiliária de Petrópolis.

(VEJA A PEQUENA VILA EM VOLTA DA ESTAÇÃO)

ACIMA: Detalhe de bilhete postal de 1908 com o carimbo da
localidade de Ericeira (Cessão Vera Platinetl).
(Fontes: Pedro Leal Dutra; Gutierrez L. Coelho, 2005; Jorge A. Ferreira; Vera Platinetl; Manoel Marcos Monachesi; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

A estação de Ericeira em 1915. Foto do Álbum de Juiz de Fora de Albino Esteves, 1915. Reeditado pela FUNALFA em 1989. Foto cedida por Manoel Marcos Monachesi.

A estação em 12/2004, mesmo ângulo da foto de 1915. Foto Gutierrez L. Coelho

A estação em 12/2004, lado da fachada. Foto Gutierrez L. Coelho

A estação em agosto de 2008. Foto Jorge A. Ferreira

A estação em 11/2010. Foto Pedro Leal Dutra

A ex-estação em fevereiro de 2017. Foto Site OLX
     
Atualização: 21.02.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.