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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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São Geraldo
Mirante
Coimbra
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Leopoldina (n/d-1971)
MIRANTE
Município de São Geraldo, MG
Linha de Caratinga - km 347,135 (1960)   MG-2005
Altitude: 639 m   Inauguração: n/d
Uso atual: abandonada - em ruínas   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Este trecho da Leopoldina na verdade era uma junção de várias linhas isoladas originalmente, construídas em épocas diferentes. O trecho entre Entre Rios (Três Rios e Silveira Lobo foi aberto em 1903 e 1904; o seguinte, até a estação de Guarani, ficou pronto em 1883 e havia sido construído e operado pela Cia. União Mineira, até a entrega à Leopoldina, em 1884; o trecho entre esse ponto e Ligação ficou pronto em 1886, enquanto daí para a frente, até Ponte Nova, foi entregue entre os anos de 1879 e 1886. Entre 1912 e 1926, entregou-se a linha até Matipoó (Raul Soares) e finalmente, em 1931, a linha chegou a Caratinga, de onde não passou. Havia um trem de Barão de Mauá, no centro do Rio de Janeiro, para Caratinga, via Petrópolis, todos os dias, desde que a linha completa foi entregue, em 1931. Sem trens de passageiros desde os anos 80 (em 1980 ainda existiam trtens mistos fazendo o serviço de passageiros entre Ubá e Caratinga, vindo de Recreio, na antiga linha-tronco da EFL), a linha foi erradicada em 1994 nos trechos Três Rios-Ligação e Ponte Nova-Caratinga; o trecho intermediário consta até hoje como tendo "tráfego suspenso".
 
A ESTAÇÃO: A parada de Mirante foi-me reportada pelo sr. Elias Torrent, de Belo Horizonte, que esteve no local em outubro de 2004. Já existia em 1931, mas não encontrei sua data de

ACIMA: Estação de Mirante em 1931 e uma das curvas de 180 graus da linha da Leopoldina (W. Cyril Williams: The Leopoldina Railway, A Narrow Gauge Railroad of Exceptional Interest, 1/1931. Cessão Luciano Pavloski).
inauguração. "Neste ultimo feriado (12/10/2004) estive em São Geraldo, que era servida pela sétima divisão da Leopoldina, e a proxima estação em direção a Coimbra era a estação Mirante. O estado desta atualmente é digno de dó, a depredação é total, e

ACIMA: O isolamento da parada de Mirante em junho de 1990 (Foto Hugo Caramuru). ABAIXO: Carro da antiga Leopoldina abandonado e caixa d'água na região da estação de Mirante, nos anos 1990 (Fotos Antonio V. Barroso/Ariadne Barroso).

aquela estação no alto da serra está totalmente abandonada e guardando nos seus restos de paredes uma linda historia que foi a Estrada de Ferro Leopoldina
". Ainda tem linha e desvio! A parada constava do Guia Geral de 1960, mas não dos Guias Levi. O relatório da Leopoldina/RFFSA de 1971 relata que em 1 de fevereiro desse ano, o posto foi fechado em definitivo. De qualquer forma, ali, na subida da serra, se cruzavam os trens que vinham nos sentidos norte e sul.

ACIMA: Mapa dos anos 1950 mostra a linha passando pelo município de São Geraldo, mostrando também a estação de Mirante, ao norte da sede (mapa parcial) (IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960).
(Fontes: Antonio V. Barroso; Ariadne Barroso; Luciano Pavloski; Jefferson Soares Carvalho; Hugo Caramuru; Elias Torrent; W. Cyril Williams: The Leopoldina Railway, A Narrow Gauge Railroad of Exceptional Interest, 1/1931; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960; RFFSA/Leopoldina: Relatório anual, 1971; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

A estação de Mirante em junho de 1990. Foto Hugo Caramuru

A estação de Mirante em 08/2005. Note a linha principal e o dewvio, ainda existente. Foto Elias Torrent

A estação de Mirante em 08/2005. Foto Elias Torrent

A estação em 10/2010. Foto Jefferson Soares Carvalho
 
     
Atualização: 24.03.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.