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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Guarani
Piraúba
Tocantins
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Leopoldina (1886-1975)
RFFSA (1975-1994)
PIRAÚBA
Município de Piraúba, MG
Linha de Caratinga - km 269,981 (1960)   MG-1816
Altitude: 339 m   Inauguração: 01.07.1886
Uso atual: almoxarifado municipal   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Este trecho da Leopoldina na verdade era uma junção de várias linhas isoladas originalmente, construídas em épocas diferentes. O trecho entre Entre Rios (Três Rios) e Silveira Lobo foi aberto em 1903 e 1904; o seguinte, até a estação de Guarani, ficou pronto em 1883 e havia sido construído e operado pela Cia. União Mineira, até a entrega à Leopoldina, em 1884; o trecho entre esse ponto e Ligação ficou pronto em 1886, enduanto daí para a frente, até Ponte Nova, foi entregue entre os anos de 1879 e 1886. Entre 1912 e 1926, entregou-se a linha até Matipoó (Raul Soares) e finalmente, em 1931, a linha chegou a Caratinga, de onde não passou. Havia um trem de Barão de Mauá, no centro do Rio de Janeiro, para Caratinga, via Petrópolis, todos os dias, desde que a linha completa foi entregue, em 1931. Sem trens de passageiros desde os anos 80 (em 1980 ainda existiam trtens mistos fazendo o serviço de passageiros entre Ubá e Caratinga, vindo de Recreio, na antiga linha-tronco da EFL), a linha foi erradicada em 1994 nos trechos Três Rios-Ligação e Ponte Nova-Caratinga; o trecho intermediário consta até hoje como tendo "tráfego suspenso".
 
A ESTAÇÃO: Na região doada pelo português João Antonio de Lemos, proprietário da fazenda Bom Jardim, em 1854, ergueu-se a cidade de Bom Jardim. No ano de 1886, inaugurava-se a estação da Leopoldina, no prolongamento da linha que uniria a estação de Guarani à de Ubá. O impulso foi grande. Surgiram as primeiras casas construídas de acordo com o traçado do engenheiro
ACIMA: Estação de Pírauba em 1989 (Foto Hugo Caramuru).
Nominato de Souza Lima. A abundância de caça atraiu outras pessoas que ali fixaram residências. O arraial e a estação tomaram o nome de Piraúba. O município surgiu em 1954. Na linha que por ali passava rodaram trens de passageiros até a primeira metade dos anos 70, e foi suprimida oficialmente somente em 1994, depois de anos sem uso. Atualmente (2011) o prédio é utilizado pela Prefeitura Municipal como almoxarifado.
(Fontes: Guillermo Schwarzbach; Jorge A. Ferreira ; Hugo Caramuru. Cyro Deocleciano Pessoa Jr.: Estudo Descriptivo das Estradas de Ferro do Brasil, 1886; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1957; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-82)
     

Em baixo na foto, o pátio da estação lotado de trens em 1956. Foto da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XXVI, IBGE, 1957

A estação desativada, em 07/2001. Foto Jorge A. Ferreira

A estação desativada em 12/2002. Foto Jorge A. Ferreira

A estação desativada em 12/2002. Foto Jorge A. Ferreira

A estação desativada em 12/2002. Foto Jorge A. Ferreira

A estação em 2006. Autor desconhecido

A estação em 2006. Autor desconhecido

A estação em 2006. Autor desconhecido

A estação em 2006. Foto Guillermo Schwarzbach
     
Atualização: 16.09.2014
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.