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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Rochedo de Minas
Roça Grande
São João Nepomuceno
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Cia. União Mineira (1883-1884)
E. F. Leopoldina (1884-1975)
RFFSA (1975-1994)
ROÇA GRANDE
Município de
Linha de Caratinga-km 215,950 (1960)   MG-1798
    Inauguração: 1883
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: Este trecho da Leopoldina na verdade era uma junção de várias linhas isoladas originalmente, construídas em épocas diferentes. O trecho entre Entre Rios (Três Rios) e Silveira Lobo foi aberto em 1903 e 1904; o seguinte, até a estação de Guarani, ficou pronto em 1883 e havia sido construído e operado pela Cia. União Mineira, até a entrega à Leopoldina, em 1884; o trecho entre esse ponto e Ligação ficou pronto em 1886, enduanto daí para a frente, até Ponte Nova, foi entregue entre os anos de 1879 e 1886. Entre 1912 e 1926, entregou-se a linha até Matipoó (Raul Soares) e finalmente, em 1931, a linha chegou a Caratinga, de onde não passou. Havia um trem de Barão de Mauá, no centro do Rio de Janeiro, para Caratinga, via Petrópolis, todos os dias, desde que a linha completa foi entregue, em 1931. Sem trens de passageiros desde os anos 80 (em 1980 ainda existiam trtens mistos fazendo o serviço de passageiros entre Ubá e Caratinga, vindo de Recreio, na antiga linha-tronco da EFL), a linha foi erradicada em 1994 nos trechos Três Rios-Ligação e Ponte Nova-Caratinga; o trecho intermediário consta até hoje como tendo "tráfego suspenso".
 
A ESTAÇÃO: Sabe-se que a estação de Roça Grande foi inaugurada ainda pela União Mineira, entre o final de 1882 e o ano de 1883. "Sobre a estação de Roça Grande posso dizer que era diferenciada. Até mesmo em sua construção. Possuía as cabeceiras em alvenaria, de um lado ficava a Agência, o armazém enorme construído todo em madeira planadas por escravos, diziam os antigos moradores, e a outra extremidade a residência do chefe - que era a nossa casa. Localizava-se em uma curva fechada onde só poderia ver os trens chegando ou saindo próximos as extremidades das plataformas. Era linda. Nunca vi outra igual. Pagou caro por ser construída 80% em madeira. Foi demolida e teve suas madeiras vendidas" (Milton Rodrigues Palhares, Paraíba do Sul, RJ).
     

A estação, por volta de 1960. Acervo Milton Palhares

A estação em 1990. Foto Hugo Caramuru
 
     
     
Atualização: 15.08.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.