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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Bicas
Telhas
Rochedo de Minas
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Leopoldina (n/d-1975)
RFFSA (1975-1994)
TELHAS
Município de Bicas, MG
Linha de Caratinga - km 199,772 (1960)   MG-1800
Altitude: 463 m   Inauguração: n/d
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Este trecho da Leopoldina na verdade era uma junção de várias linhas isoladas originalmente, construídas em épocas diferentes. O trecho entre Entre Rios (Três Rios) e Silveira Lobo foi aberto em 1903 e 1904; o seguinte, até a estação de Guarani, ficou pronto em 1883 e havia sido construído e operado pela Cia. União Mineira, até a entrega à Leopoldina, em 1884; o trecho entre esse ponto e Ligação ficou pronto em 1886, enduanto daí para a frente, até Ponte Nova, foi entregue entre os anos de 1879 e 1886. Entre 1912 e 1926, entregou-se a linha até Matipoó (Raul Soares) e finalmente, em 1931, a linha chegou a Caratinga, de onde não passou. Havia um trem de Barão de Mauá, no centro do Rio de Janeiro, para Caratinga, via Petrópolis, todos os dias, desde que a linha completa foi entregue, em 1931. Sem trens de passageiros desde os anos 80 (em 1980 ainda existiam trtens mistos fazendo o serviço de passageiros entre Ubá e Caratinga, vindo de Recreio, na antiga linha-tronco da EFL), a linha foi erradicada em 1994 nos trechos Três Rios-Ligação e Ponte Nova-Caratinga; o trecho intermediário consta até hoje como tendo "tráfego suspenso".
 
A ESTAÇÃO: O posto telegráfico de Telhas foi inaugurado já pela Leopoldina após a aquisição da linha em 1884. Era um posto que Vende passagens e visa cadernetas quilométricas, em 1960, segundo o Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil. "A distância entre as estações variava entre 10 e 20 km. Às vezes, esta regra variava para mais ou para menos, atendendo a alguma circunstância. Muitas vezes, quando da construção da estrada, algumas estações eram construídas em locais onde não existia nada. Isto era devido a alguma exigência técnica. A parada na estação geralmente era usada para abastecimento da locomotiva, combustível ou água, ou para recuperar a pressão de vapor. Assim antes de uma serra pesada, ou mesmo no meio da serra, havia uma estação onde, enquanto o trem estava parado, o foguista ocupava o tempo recuperando a pressão. Muitas vezes estas paradas eram usadas para cruzamento de trens, ex: Parada Telhas, entre Bicas e Rochedo, onde aconteciam as duas situações com frequência. Os trens de passageiros denominados “Rápido” ou “Noturno” levavam dois foguistas a fim de evitar paradas em estações onde não havia passageiro e em serras para recuperar vapor" (José Luiz Valle Fróes, ABPF Boletim, n° 121 – Março de 2013).
(Fontes: Carlos Latuff; José Luiz Valle Fróes, ABPF Boletim, n° 121 – Março de 2013; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

Ruínas de Telhas, em 2012. Foto Carlos Latuff
   
     
     
Atualização: 17.04.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.