A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Tocantins
Ligação
Ubá
...
Entroncamento com a linha do Centro: Diamante
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
E. F. Leopoldina (1886-1975)
RFFSA (1975-1994)
LIGAÇÃO
Município de Ubá, MG
Linha de Caratinga - km 293,746 (1960)   MG-1806
Altitude: 372 m   Inauguração: 01.07.1886
Uso atual: desconhecido   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Este trecho da Leopoldina na verdade era uma junção de várias linhas isoladas originalmente, construídas em épocas diferentes. O trecho entre Entre Rios (Três Rios e Silveira Lobo foi aberto em 1903 e 1904; o seguinte, até a estação de Guarani, ficou pronto em 1883 e havia sido construído e operado pela Cia. União Mineira, até a entrega à Leopoldina, em 1884; o trecho entre esse ponto e Ligação ficou pronto em 1886, enquanto daí para a frente, até Ponte Nova, foi entregue entre os anos de 1879 e 1886. Entre 1912 e 1926, entregou-se a linha até Matipoó (Raul Soares) e finalmente, em 1931, a linha chegou a Caratinga, de onde não passou. Havia um trem de Barão de Mauá, no centro do Rio de Janeiro, para Caratinga, via Petrópolis, todos os dias, desde que a linha completa foi entregue, em 1931. Sem trens de passageiros desde os anos 1980 (em 1980 ainda existiam trens mistos fazendo o serviço de passageiros entre Ubá e Caratinga, vindo de Recreio, na antiga linha-tronco da EFL), a linha foi erradicada em 1994 nos trechos Três Rios-Ligação e Ponte Nova-Caratinga; o trecho intermediário consta até hoje como tendo "tráfego suspenso".
 
A ESTAÇÃO: A estação de Ligação foi inaugurada em 1886 pela
E. F. Leopoldina, no prolongamento da linha que uniria a estação de Guarani à de Ubá. Até Guarani, a ferrovia correspondia à antiga E. F. União Mineira, comprada pela Leopoldina em 15 de maio de 1884 e incorporada em 1o de novembro do mesmo ano. A partir daí, iniciou-se a obra de união da estação de Guarani à linha do Centro, da Leopoldina, na localidade de Ligação. Portanto, a data de 1o de julho de 1886 é perfeitamente compatível para a sua abertura. Na linha do Centro, que havia chegado a Ubá em 1879, não existia nenhuma estação em Ligação (o livro de Cyro Deocleciano, de 1886, não a cita - ver p. 326); ela somente foi construída depois da aquisição pela Leopoldina da linha da União Mineira, tornando-se

o ramal de Serraria e mais tarde a linha de Caratinga. Há que se considerar que existe outra data citada para a inauguração da estação (no Guia Geral de 1960), que é 28/2/1880, mas a data parece

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros pararam nesta estação de 1886 a 1976. Veja aqui horários em 1948 (Guias Levi).

ABAIXO: Mapa dos anos 1950 mostra a linha passando pelo município de Ubá, mostrando também a estação de Ligação e a bifurcação da linha nos sentidos Porto Novo (direita) e Três Rios (esquerda) (mapa parcial) (IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960).
claramente absurda pela história das duas linhas citada acima. A estação tomou esse nome pois aqui se juntavam as duas linhas, a do Centro e a Três Rios-Caratinga. Porém, havia duas estações, uma em cada linha e muito próximas. Há relações de estações que dão às duas quilometragens diferentes, pois estão realmente em linhas distintas: 409,79 para a linha que vem de Recreio e 351,19 para a linha que vem de Três Rios - notar que ambas são diferentes da quilometragem única que está no alto da página e que está no Guia Geral de 1960. Mas qual é qual? Segundo quem conhece o local, a estação que ficava na linha que vinha de Três Rios e seguia para Caratinga era a que aparece nas fotos desta página. Na linha que passava por Ligação rodaram trens de passageiros até por volta de 1976 e foi suprimida oficialmente somente em 1994, depois de anos sem uso. Em 1990 ainda passavam trens por Ligação, mas era um movimento muito pequeno; uma das linhas já estava coberta pelo mato. Esta já no abandono seria provavelmente a linha Três Rios-Ligação-Caratinga. (VEJA TAMBÉM: LIGAÇÃO-LINHA DO CENTRO)
(Fontes: Hugo Caramuru; Ricardo Quinteiro de Mattos; Pedro Leal Dutra; Jorge A. Ferreira; Edmundo Siqueira: Resumo Histórico da Leopoldina Railway, 1938; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960; Cyro Pessoa Jr.: Estudo Descritivo das Estradas de Ferro do Brasil, 1886; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80)
     

Estação de Ligação em 1987. Foto Hugo Caramuru

A estação de Ligação, em 1990, ainda com trilhos aparentes. A linha que segue para a direita não aparece na foto, tirada próxima demais à estação. Foto Hugo Caramuru

A estação de Ligação, em 1990, ainda com trilhos aparentes. Note-se em primeiro plano a linha saindo para a direita para a plataforma com cobertura: esta é a linha para Três Rios. Foto Hugo Caramuru

A estação desativada em 08/2002. Foto Jorge A. Ferreira

A estação em 2014. Foto Pedro Leal Dutra
 
     
Atualização: 16.09.2014
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.