|  
      
     | 
      | 
     
      
         
          E. F. Leopoldina 
            (1886-1975) 
            RFFSA (1975-1994)  | 
         
         
           LIGAÇÃO 
             
            Município de Ubá, MG | 
         
         
          | Linha de Caratinga - km 293,746 (1960) | 
            | 
          MG-1806 | 
         
         
          | Altitude: 372 m | 
            | 
          Inauguração: 01.07.1886 | 
         
         
          | Uso atual: desconhecido  | 
            | 
          sem trilhos | 
         
         
          | Data de construção do 
            prédio atual: n/d  | 
         
         
          |   | 
         
         
          |  
            
            
           | 
         
         
          |   | 
         
         
          | HISTORICO DA LINHA: Este trecho 
            da Leopoldina na verdade era uma junção de várias linhas isoladas 
            originalmente, construídas em épocas diferentes. O trecho entre Entre 
            Rios (Três Rios e Silveira Lobo foi aberto em 1903 e 1904; o seguinte, 
            até a estação de Guarani, ficou pronto em 1883 e havia sido construído 
            e operado pela Cia. União Mineira, até a entrega à Leopoldina, em 
            1884; o trecho entre esse ponto e Ligação ficou pronto em 1886, enquanto 
            daí para a frente, até Ponte Nova, foi entregue entre os anos de 1879 
            e 1886. Entre 1912 e 1926, entregou-se a linha até Matipoó (Raul Soares) 
            e finalmente, em 1931, a linha chegou a Caratinga, de onde não passou. 
            Havia um trem de Barão de Mauá, no centro do Rio de Janeiro, para 
            Caratinga, via Petrópolis, todos os dias, desde que a linha completa 
            foi entregue, em 1931. Sem trens de passageiros desde os anos 1980 
            (em 1980 ainda existiam trens mistos fazendo o serviço de passageiros 
            entre Ubá e Caratinga, vindo de Recreio, na antiga linha-tronco 
            da EFL), a linha foi erradicada em 1994 nos 
            trechos Três Rios-Ligação e Ponte Nova-Caratinga; o trecho intermediário 
            consta até hoje como tendo "tráfego suspenso". | 
         
         
          |   | 
         
         
          A ESTAÇÃO: A estação 
            de Ligação foi inaugurada em 1886 pela  
            E. F. Leopoldina, no prolongamento da linha que uniria a estação 
            de Guarani à de Ubá. Até Guarani, 
            a ferrovia correspondia à antiga E. F. União Mineira, 
            comprada pela Leopoldina em 15 de maio de 1884 e incorporada em 1o 
            de novembro do mesmo ano.  
             
            A partir daí, iniciou-se a obra de 
            união da estação de Guarani à linha 
            do Centro, da Leopoldina, na localidade de Ligação. 
            Portanto, a data de 1o de julho de 1886 é perfeitamente compatível 
            para a sua abertura.  
             
            Na linha do Centro, que havia chegado 
            a Ubá em 1879, não existia nenhuma estação 
            em Ligação (o livro de Cyro Deocleciano, 
            de 1886, não a cita - ver p. 326); ela somente foi construída 
            depois da aquisição pela Leopoldina da linha da União 
            Mineira, tornando-se o ramal de Serraria e mais tarde a linha de Caratinga.  
             
            Há 
                    de se considerar que existe outra data citada para a inauguração 
                    da estação (no Guia Geral de 1960), que é 
                    28/2/1880, mas a data parece claramente 
            absurda pela história das duas linhas citada acima.  
             
            A estação 
            tomou esse nome pois aqui se juntavam as duas linhas, a do Centro e a Três Rios-Caratinga. Porém, havia duas estações, 
            uma em cada linha e muito próximas.  
             
            Há relações 
            de estações que dão às duas quilometragens 
            diferentes, pois estão realmente em linhas distintas: 409,79 
            para a linha que vem de Recreio e 351,19 para a linha que vem 
            de Três Rios - notar que ambas são diferentes 
            da quilometragem única que está no alto da página 
            e que está no Guia Geral de 1960.  
             
            Mas qual é 
            qual? Segundo quem conhece o local, a estação que ficava 
            na linha que vinha de Três Rios e seguia para Caratinga era a que aparece nas fotos desta página.  
             
            Na linha que passava 
            por Ligação rodaram trens de passageiros até 
            por volta de 1976 e foi suprimida oficialmente somente em 1994, depois 
            de anos sem uso.  
             
            Em 1990 ainda passavam trens por Ligação, 
            mas era um movimento muito pequeno; uma das linhas já estava 
            coberta pelo mato. Esta já no abandono seria provavelmente 
            a linha Três Rios-Ligação-Caratinga. 
             
(VEJA 
            TAMBÉM: LIGAÇÃO-LINHA 
            DO CENTRO) 
             
            
               
                |  
                     
                 | 
                TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros 
                  pararam nesta estação de 1886 a 1976. Veja aqui 
                  horários em 1948 
                  (Guias Levi). | 
               
                
                
             
              
            ACIMA: Mapa 
            dos anos 1950 mostra a linha passando pelo município de Ubá, 
            mostrando também a estação de Ligação 
            e a bifurcação da linha nos sentidos Porto Novo (direita) 
            e Três Rios (esquerda) (mapa parcial) (IBGE: Enciclopédia 
            dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960). 
             
             (Fontes: Hugo Caramuru; Ricardo Quinteiro de Mattos; 
            Pedro Leal Dutra; Jorge A. Ferreira; Edmundo Siqueira: Resumo Histórico 
            da Leopoldina Railway, 1938; IBGE: 
            Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960; 
            Cyro Pessoa Jr.: Estudo Descritivo das Estradas de Ferro do Brasil, 
            1886; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 
            1932-80) | 
         
         
          |   | 
            | 
            | 
         
         
           
            
               
                  
                  Estação de Ligação em 1987. Foto 
                  Hugo Caramuru | 
                  
                  A estação de Ligação, em 1990, ainda 
                  com trilhos aparentes. A linha que segue para a direita não 
                  aparece na foto, tirada próxima demais à estação. 
                  Foto Hugo Caramuru | 
                  
                  A estação de Ligação, em 1990, ainda 
                  com trilhos aparentes. Note-se em primeiro plano a linha saindo 
                  para a direita para a plataforma com cobertura: esta é 
                  a linha para Três Rios. Foto Hugo Caramuru  | 
               
               
                  
                  A estação desativada em 08/2002. Foto Jorge A. 
                  Ferreira  | 
                   
                  A estação em 2014. Foto Pedro Leal Dutra | 
                   
                A estação em 08/2018. Foto Amarildo Mairink | 
               
               
                |   | 
                  | 
                  | 
               
             
           | 
         
         
          |   | 
            | 
            | 
         
         
          | Atualização: 
            07.09.2018 
           | 
         
       
     |