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          Cia. E. F. Carangola 
            (1884-1890) 
            Cia. Barão de Araruama (1890) 
            E. F. Leopoldina (1890-1973)  | 
         
         
           CÂNDIDO 
            FROES  
            (antiga POÇO FUNDO) 
            Município de Itaperuna, RJ  | 
         
         
          | Linha de Carangola - km 449,983 
            (1960) | 
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          RJ-1708 | 
         
         
          | Altitude: 123 m | 
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          Inauguração: 05.12.1884 | 
         
         
          | Uso atual: moradia (2017) | 
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          sem trilhos | 
         
         
          | Data de construção do 
            prédio atual: n/d  | 
         
         
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          | HISTORICO DA LINHA: A 
            Companhia Estrada de Ferro do Carangola foi constituída em 20 de março 
            de 1875. Tinha a concessão para diversas linhas nas Províncias do 
            Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Entre essas, o que viria a ser 
            mais tarde a linha de Carangola, incorporado pela Cia. Leopoldina 
            em 1890, foi aberto entre as estações de Murundu e de Santo Antonio 
            do Carangola (Porciúncula) entre os anos de 1878 e 1886. A Linha de 
            Carangola foi extinta pela RFFSA em 31/12/1973 no trecho entre Porciúncula 
            e Itaperuna, e em 1/11/1977 no trecho restante.  | 
         
         
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          A ESTAÇÃO: A estação 
            de Poço Fundo foi inaugurada em 1884 pela E. F. Carangola. 
            Nesse mesmo ano, a linha foi estendida até Patrocínio 
            de Muriaé, e, dois anos depois, uma outra linha também 
            saindo de Poço Fundo se estenderia até Porciúncula. 
            O trecho de 1884 ficou, então, conhecido como Ramal do Poço 
            Fundo, uma ligação entre as linhas de Carangola 
            e do Manhuaçu que formava um triângulo.  
             
            A ferrovia foi vendida em 1890 para a E. F. Barão de Araruama, 
            que poucos meses depois a repassou para a Leopoldina, embora essa 
            venda apareça como tendo ocorrido em 1888, segundo alguns autores.  
             
Nos anos 1940, a estação teve o nome alterado para Cândido 
            Froes.
Logo após a estação, cerca de 50 metros, em 2017,  a  bifurcação dos ramais, hoje estradas de terra que servem a algumas  propriedades  
             
            A estação foi fechada "em caráter definitivo" 
            em 01/06/1971, de acordo com o relatório da Leopoldina 
            desse ano. Trens de passageiros que passavam por ali foram desativados 
            em 31/12/1973.  
             
            Em 2017 a estação já havia sido restaurada e servia 
            como moradia. 
             
            (Fontes:  Foto Fabio Paixão Assunção; 
            Lucio Fernandes; Edmundo Siqueira: Resumo Histórico da Leopoldina 
            Railway, 1938; Cyro Pessoa Jr.: Estudo Descritivo das Estradas de 
            Ferro do Brasil, 1886; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 
          1960; Guias Levi, 1932-1980; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)              | 
         
         
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                  A estação em 2006. Foto Elmo Gomes de Souza | 
                 
                     
A estação em 2006. Foto Elmo Gomes de Souza | 
                 
                     
A velha estação, restaurada, reformada em 2017. Foto Fabio 
                  Paixão Assunção | 
               
               
                   
                  A antiga estação, restaurada, em 20/1/2017. Foto Fabio Paixão Assunção | 
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          | Atualização: 
            05.10.2021 
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