A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Riograndina
Banquete
Bom Jardim
...

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
E. F. Leopoldina (1935-1964)
BANQUETE
Município de Bom Jardim, RJ
Linha do Cantagalo - km 169,670 (1960)   RJ-0278
Altitude: 596 m   Inauguração: 1935
Uso atual: Escola (2017)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: entre 1935 e 1942
 
 
HISTORICO DA LINHA: O que se convencionou chamar de Linha do Cantagalo pela E. F. Leopoldina correspondia a apenas parte da E. F. Cantagalo, ferrovia original da região. Entre 1860 e 1873, a linha foi construída e aberta entre Porto das Caixas e Macuco, além da cidade de Friburgo. Essa linha originalmente tinha a bitola de 1,676m, depois reduzida para 1,109m e finalmente para métrica. O prolongamento desde a estação de Cordeiro, nesse trecho, até Portela, Às margens do rio Paraíba do Sul, somente foi aberto por pequenos trechos, entre 1876 e 1890, e esse trecho no início era chamado de Ramal Férreo do Cantagalo. Em 1890 a Leopoldina já era dona de todo o trecho, e passou a utilizar o termo Linha do Cantagalo. Esta linha foi fechada por partes: entre Cachoeira de Macacu e Portela a supressão ocorreu em 1967, enquanto que o trecho inicial foi suprimido em 1973. Os trens de passageiros acabaram antes: entre 1962 e 1963 no trecho Cantagalo-Portela e em 15 de julho de 1964 no trecho Cachoeira de Macacu-Cantagalo. Em 1969, o trecho inicial do ramal também teve os trens cancelados.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Banquete foi inaugurada nos anos 1930: terá sido em 1935, data da reportagem do jornal O Friburguense? (a seguir): "Às 2.30 horas da tarde o trem especial conduziu a comitiva para Banquete, afim de ali também inaugurar a estação construída nesse distrito de Bom Jardim, aonde chegou às 3.20, subindo ao ar muitos foguetes. Quase toda a população desse distrito ali se achava, radiante pelo melhoramento recebido. A estação é de grande beleza, tanto exterior quanto interior. É um dos tipos mais lindos, que temos visto, no seu porte, e a sua construção e acabamento muito recomendam o empreiteiro, Sr. Francisco Ferreira Leal. Ao apear, foi o representante do Interventor do Estado saudado pela senhorinha Nair Mesquita, sobrinha do Coronel Argemiro Mesquita, um dos principais proprietários do lugar e quem mais trabalhou para esse melhoramento, sendo a estação construída em terreno doado por ele. Falou depois o dentista Gastão Reis, prefeito de Bom Jardim. A estação de Banquete custou 90 contos. È um preço alto, para o momento, mas que será compensado pela economia de sua conservação, pois é quase toda em cimento armado. Falta apenas completar o piso da plataforma que esta sendo preparado para ultimá-la" (O Friburguense, 6/6/1935).

A estação não existia nos guias em 1932, mas sim após 1935 - o que leva a crer que sua inauguração tenha sido mesmo em 1935.

Os trens de passageiros nesse trecho foram desativados em 1964.

"A RFFSA decidiu autorizar a venda, pela Urbanizadora Ferroviária, sua subsidiária, de imóveis pertencentes ao patrimônio da E. F. Leopoldina, entre os quais se destacam a estação (...) de Banquete (...), localizados em ramais anti-econômicos, já extintos" (Revista Refesa, maio de 1969). "Como morei muitos anos em Banquete, Bom Jardim, RJ (sei que) o que era a estação ferroviária neste distrito da cidade de Bom Jardim foi por muitos anos residência de um alemão, para o qual o meu pai trabalhou em um período que não sei precisar, mas com certeza anterior a 1979. Com a morte do alemão, a estação foi vendida para o Silvinho que a vendeu para a Prefeitura Municipal de Bom Jardim" (Sandro Bezerra Viana, 10/2006).

A estação de Banquete ainda estava de pé em 2017 e funcionava como escola.
ACIMA: Alimentador de água para locomotivas a vapor, próximo à estação e ainda existente em 2017 (Foto Diego Chermaut Emmerich).

(Fontes: Diego Chermaut Emmerich; Ronnie Peterson Silva de Andrade; Sandro Martins; O Friburguense, 27/5/1934; Revista Refesa, 1969; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

A estação em 1942. Acervo Sandro Martins

A ex-estação em 01/2017. Foto Diego Chermaut Emmerich
 
     
     
Atualização: 03.01.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.