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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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California
Imboassica
Macaé
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Leopoldina (n/d-1975)
RFFSA (1975-1966)
IMBOASSICA
Município de Rio das Ostras, RJ
Linha do Litoral - km 210,963 (1960)   RJ-4210
Altitude: 8 m   Inauguração: n/d
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia constrtuído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim,foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos 1980 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Imboassica não tem data de

inauguração conhecida, mas já existia em 1932, de acordo com guias de horários da época. Já foi demolida nos anos 1970, não existindo quaisquer vestígios do

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros pararam nesta estação até 1965. Veja aqui horários em 1948 (Guias Levi).

ACIMA: Neste mapa de 1892, a estação de Imboassica, à beira da lagoa do mesmo nome (Fonte desconhecida). ABAIXO: Desvios do pátio da estação de Imboassica em julho de 2014 (Foto Sydney Correa).
prédio atualmente. Efetivamente, os horários mostram trens parando ali até o ano de 1965. Até derca de 2013, ainda lá se encontravam sua base e seu pátio. Devido a uma obra da prefeitura de Macaé para melhorar o trânsito, tudo foi arrancado.

(Fontes: Cleiton Pieruccini; Sydney Correa; Guia Geral das Estradas de Ferro de 1960; Guias Levi, 1932-79; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     
 
     
Atualização: 13.07.2014
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.