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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Guarataia
Murundu
Santa Barbara
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Saída da Linha de Carangola: Palmares
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Carangola (1878-1890)
E. F. Leopoldina (1890-1975)
RFFSA (1975-1996)
MURUNDU
Município de Campos dos Goitacazes, RJ
Linha do Litoral - km 366,206 (1960)   RJ-1663
Altitude: 61 m   Inauguração: 10.08.1878
Uso atual: FCA (2007)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim, foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Murundu foi aberta pela E. F. Carangola em 1878.

Em 1890 foi absorvida com a ferrovia pela Leopoldina.

Desta estação, até o início dos anos 1970, saía o ramal de Carangola.

A estação encontrava-se reformada em 2007 e servia então de dormitório para equipes da via permanente da FCA. O tráfego de cargueiros neste trecho foi reduzido devido aos contratos de transporte de cimento e combustíveis com a ferrovia terem sido suspensos.

1888
AO LADO; Enchente em estações da região (A Provincia de de S. Paulo, 22/11/1888)

ACIMA: Trecho entre Campos e Murundu remodelado na superestrutura da via permanente em 1964 (revista Ferrovia, abril de 1964).

ACIMA: A estação e arredores em 2019 (Foto Cleverson Junior em 20/2/2019).

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros - pararam nesta estação de 1878 a 1984. Ao lado, o noturno Rio-Vitoria, puxado pela Garrat em local desconhecido talvez anos 1930. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1960 e 1984 (Guias Levi).
(Fontes: Carlos Latuff; Amaury Viana; Edmundo Siqueira: Resumo Histórico da Leopoldina Railway, 1938; revista Ferrovia, 1964; Cyro Pessoa Jr.: Estudo Descritivo das Estradas de Ferro do Brasil, 1886; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-79; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) )
     

A estação em 21/07/2007. Foto Carlos Latuff

A estação em 21/07/2007. Foto Carlos Latuff

A estação em 21/07/2007. Foto Carlos Latuff

A estação em 21/07/2007. Foto Carlos Latuff

A caixa d'água da estação em 21/07/2007. Foto Carlos Latuff

A estação em 02/2009. Foto Amaury Viana

A estação em 20/2/2019. Foto Cleverson Junior

A estação em 20/2/2019. Foto Cleverson Junior
 
     
Atualização: 11.10.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.