A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Pedro Palacios
Aricanga
Caboclo Bernardo
...

A EFVM e suas estações em 1952

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...

 
E. F. Vitória a Minas (1947-)
ARICANGA
Município de Ibiraçu, ES
EFVM - km 67 (1960)   ES-3140
Altitude: 41 m   Inauguração: 01.09.1947
Uso atual: parada de passageiros (2023)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: anos 1990
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresãrios ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério da região de Itabira. O seu objetivo pasava a ser agora atingir Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era). Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada, afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte, depois de passar por Itabira, região do minério de ferro. É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Aricanga foi aberta em 1947 (Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960), já na nova variante criada na época.

Em 1978, iniciaram-se as obras para um ramal ferroviário saindo desta estação para a fábrica da Aracruz Celulose (ver caixa abaixo, de 1978).

Houve um prédio diferente da plataforma com cobertura para a estação. A mudança teria ocorrido no início dos anos 1990.

A estação ainda servia aos trens de passageiros em 2023, sendo apenas uma plataforma com cobertura.


ACIMA: Mapa da região de Aricanga entre 1944 e 1948 mostrando a estação e as novas linhas: a nova (vermelha contínua) e a desativada (vermelho tracejado) nesse período - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VÊ-LA EM TAMANHO MAIOR (Prof. Dr .André Simplicio Carvalho, UFMG).

1978
AO LADO: Iniciavam-se as obras do ramal para a Aracruz Celulose - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VER A NOTÍCIA INTEIRA (O Estado de S. Paulo, 01/11/1978).


ACIMA: A estação como era antes de ser substituída por uma simples cobertura na plataforma (Sem data - Autor desconhecido).

ACIMA: Foto de Aricanga, sem data ou autor

ACIMA: A estação de Aricanga. A mulher junto ao trem é uma vendedora de doces (Autor e data desconhecidos).

ACIMA: Sem prédio (demoliram o anterior, por que teria sido?), a parada de Aricanga em fevereiro de 2023 era assim (Foto Luiz Claudio Vieira Lopes, 22/02/2023).

ACIMA: A estação e seu fotógrafo, em julho de 2003 (Foto: Da Silva Jr.).

(Fontes: Da Silva Jr., 2023; Gildo Loyola; Tadeu Bianconi, 1991; Luiz Claudio Vieira Lopes, 2015; EF Brasil, 2003; O Estado de S. Paulo, 1978; Prof. Dr. André Simplicio Carvalho, 2022)

     

A estação em foto de 1991, já apenas uma plataforma com cobertura, por Tadeu Bianconi

A estação em 2003. Foto EFBrasil

A estação em 2015. Foto Luiz Claudio

A estação, outra vez sem data. Autor desconhecido

A parada, já sem o prédio dos anos 1940, em 23/02/2023. Foto Luiz Claudio Vieira Lopes
 
     
Atualização: 22.07.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.