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E. F. Vitória
a Minas (1947-) |
ARICANGA
Município de Ibiraçu, ES |
EFVM - km 67 (1960) |
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ES-3140 |
Altitude: 41 m |
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Inauguração: 01.09.1947 |
Uso atual: parada de passageiros (2023) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: anos 1990 |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria
a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de
Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas
da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção
de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando
no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresãrios
ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério
da região de Itabira. O seu objetivo pasava a ser agora atingir
Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de
Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era).
Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou
e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada,
afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada
Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até
hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado
na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente
se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal
de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a
linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte,
depois de passar por Itabira, região do minério de ferro.
É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas
ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Aricanga foi aberta em 1947 (Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960), já na nova variante criada na época.
Em 1978, iniciaram-se as obras para um ramal ferroviário saindo desta estação para a fábrica da Aracruz Celulose (ver caixa abaixo, de 1978).
Houve um prédio diferente da plataforma com cobertura para a estação. A mudança teria ocorrido no início dos anos 1990.
A estação ainda servia aos trens de passageiros em 2023, sendo apenas uma plataforma com
cobertura.
ACIMA: Mapa da região de Aricanga entre 1944 e 1948 mostrando a estação e as novas linhas: a nova (vermelha contínua) e a desativada (vermelho tracejado) nesse período - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VÊ-LA EM TAMANHO MAIOR (Prof. Dr .André Simplicio Carvalho, UFMG).
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1978
AO LADO: Iniciavam-se as obras do ramal para a Aracruz Celulose - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VER A NOTÍCIA INTEIRA (O Estado de S. Paulo, 01/11/1978). |
ACIMA: A estação como era antes de ser substituída por uma simples cobertura na plataforma (Sem data - Autor desconhecido).
ACIMA: Foto de Aricanga, sem data ou autor
ACIMA: A estação de Aricanga. A mulher junto ao trem é uma vendedora de doces (Autor e data desconhecidos).
ACIMA: Sem prédio (demoliram o anterior, por que teria sido?), a parada de Aricanga em fevereiro de 2023 era assim (Foto Luiz Claudio Vieira Lopes, 22/02/2023).
ACIMA: A estação e seu fotógrafo, em julho de 2003 (Foto: Da Silva Jr.).
(Fontes: Da Silva Jr., 2023; Gildo Loyola; Tadeu Bianconi, 1991; Luiz Claudio Vieira Lopes, 2015; EF Brasil, 2003; O Estado de S. Paulo, 1978; Prof. Dr. André Simplicio Carvalho, 2022)
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A estação em foto de 1991, já apenas uma plataforma com cobertura, por Tadeu Bianconi |
A estação em 2003. Foto EFBrasil |
A estação em 2015. Foto Luiz Claudio |
A estação, outra vez sem data. Autor desconhecido |
A parada, já sem o prédio dos anos 1940, em 23/02/2023. Foto Luiz Claudio Vieira Lopes |
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Atualização:
22.07.2023
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