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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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(1976)
Aricanga
Caboclo Bernardo
Piraque-Açu
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Vitória a Minas (1947-)
CABOCLO BERNARDO
Município de Ibiraçu (1947-1989)
Município de João Neiva (1989-), ES
EFVM - km 74 (1960)   ES-4695
Altitude: 63 m   Inauguração: 17.06.1946
Uso atual: provavelmente demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1946?
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresãrios ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério da região de Itabira. O seu objetivo pasava a ser agora atingir Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era). Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada, afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte, depois de passar por Itabira, região do minério de ferro. É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros.
 
A ESTAÇÃO: O posto telegráfico Km 73 + 410 foi aberto em 1946, já na nova linha entre Vitória e Colatina.

O nome da estação de Caboclo Bernardo foi dado somente em 186/11/1950.

A estação foi desativada por volta de 1980 e foi provavelmente demolida.

(Fontes: Luiz Claudio Vieira Lopes; Norbertino Bahiense: O Caboclo Bernardo - O Naufrágio do Imperial Marinheiro, 2a edição, 1971, Editora O Cruzeiro, GB)
     

A estação, provavelmente anos 1950. Cessão Luiz Claudio Vieira Lopes
 
     
     
Atualização: 24.11.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.