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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Geraldo Patrocinio
Derribadinha
Engenheiro Louis Ensch
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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A EFVM e suas estações em 1952

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E. F. Vitória a Minas (1909-)
DERRIBADINHA
Município de Governador Valadares, MG
EFVM - km 317 (1960)   MG-4215
Altitude: 147 m   Inauguração: 31.12.1909
Uso atual: aparentemente demolida
(2022)
  com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresãrios ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério da região de Itabira. O seu objetivo pasava a ser agora atingir Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era). Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada, afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte, depois de passar por Itabira, região do minério de ferro. É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Derribadinha foi inaugurada no último dia do ano de 1909 (Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960). Como relatado no texto abaixo, a ferrovia esperou em 1910 pela construção da ponte sobre o rio Doce.

"Em Derribadinha, a construção parou de certa forma aguardando a construção da ponte sobre o Rio Doce. Isso fez com que se formasse, ali, um núcleo de todos os que pretendiam uma melhoria de vida: pequenos negociantes, lojistas, um grupo natural de colonizadores. Quando a linha transpôs o Rio Doce e passou para a margem esquerda, atingindo esta zona, que era inóspita, mas de uma beleza majestosa e arrebatadora, o núcleo de Derribadinha veio para Figueira do Rio Doce. Os pioneiros da Figueira do Rio Doce chegavam, entusiasmados, formando o pequeno povoado. Aqui se transformou num centro catalisador, um centro de grandes esperanças" (Raimundo O. Fonseca, citado por SOARES, 1983, p. 77).


ACIMA: Mapa dos anos 1950 mostra a linha passando pelo município de Governador Valadares. Aparecem junto à ferrovia, de oeste para leste, as estações de Baguari, Governador Valadares, Derribadinha e Traíras. Outras estações de curto período existiram na época deste mapa. - CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VÊ-LO EM MAIOR TAMANHO. (IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960).


ACIMA: Na margem sul do rio Doce, o ponto vermelho indica o povoado de Derribadinha em 2022. Em 2010, possuía 173 habitantes, segundo dado da Wikipedia. A linha acompanha a rua principal, mas não encontrei pelo mapa o que possa ter sido o prédio da estação (Google Maps).

ACIMA: A ponte da EFVM cruza o rio Doce em Derribadinha (Google Maps, 2022).

(Fontes: Google Maps, 2005; Guias Levi, 1917-1984; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960); IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960.
     

A estação de Derribadinha, sem data - Foto CVRD
     
     
Atualização: 05.11.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.