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E.
F. Vitória a Minas (1909-) |
DERRIBADINHA Município
de Governador Valadares, MG |
EFVM -
km 317 (1960) |
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MG-4215 |
Altitude: 147 m |
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Inauguração: 31.12.1909 |
Uso atual: aparentemente demolida
(2022) |
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com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO
DA LINHA: A E. F. Vitoria a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho
a partir do porto de Vitória e tinha como objetivo principal
transportar as culturas da região ao longo do Rio Doce, especialmente
a produção de café. Com enormes dificuldades
ela foi avançando no sentido da cidade mineira de Diamantina;
em 1910, empresãrios ingleses a compraram para eletrificá-la
e transportar minério da região de Itabira. O seu objetivo
pasava a ser agora atingir Itabira e se encontrar com a futura linha
da EFCB que partindo de Sabará atingiria São José
da Lagoa (Nova Era). Em 1919 o empresário americano Percival
Farquhar a comprou e depois de inúmeras reviravoltas políticas,
a estrada, afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada
Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até
hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado
na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente
se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal
de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a
linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte,
depois de passar por Itabira, região do minério de ferro.
É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas
ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação de Derribadinha foi inaugurada no último dia do ano de 1909 (Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960). Como relatado no texto abaixo, a ferrovia esperou em 1910 pela construção da ponte sobre o rio Doce.
"Em
Derribadinha, a construção parou de certa forma aguardando a construção
da ponte sobre o Rio Doce. Isso fez com que se formasse, ali, um núcleo
de todos os que pretendiam uma melhoria de vida: pequenos negociantes,
lojistas, um grupo natural de colonizadores. Quando a linha transpôs
o Rio Doce e passou para a margem esquerda, atingindo esta zona, que
era inóspita, mas de uma beleza majestosa e arrebatadora, o núcleo
de Derribadinha veio para Figueira do Rio Doce. Os pioneiros da Figueira
do Rio Doce chegavam, entusiasmados, formando o pequeno povoado. Aqui
se transformou num centro catalisador, um centro de grandes esperanças"
(Raimundo O. Fonseca, citado por SOARES, 1983, p. 77).
ACIMA: Mapa
dos anos 1950 mostra a linha passando pelo município de Governador
Valadares. Aparecem junto à ferrovia, de oeste para leste, as estações de Baguari, Governador Valadares, Derribadinha e Traíras. Outras estações de curto período existiram na época deste mapa. - CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VÊ-LO EM MAIOR TAMANHO. (IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
vol. VII, 1960).
ACIMA: Na margem sul do rio Doce, o ponto vermelho indica o povoado de Derribadinha em 2022. Em 2010, possuía 173 habitantes, segundo dado da Wikipedia. A linha acompanha a rua principal, mas não encontrei pelo mapa o que possa ter sido o prédio da estação (Google Maps).
ACIMA: A ponte da EFVM cruza o rio Doce em Derribadinha (Google Maps, 2022).
(Fontes: Google Maps, 2005; Guias Levi, 1917-1984; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960); IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
vol. VII, 1960. |
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A estação de Derribadinha, sem data - Foto CVRD |
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Atualização:
05.11.2022
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