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E.
F. Vitória a Minas (1942-) |
ENGENHEIRO LOUIS ENSCH
(antiga CAPIM) Município
de Governador Valadares, MG |
EFVM -
km 323 (1960) |
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MG-4849 |
Altitude: 156 m |
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Inauguração: 10.04.1942 |
Uso atual: desconhecido |
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com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO
DA LINHA: A E. F. Vitoria a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho
a partir do porto de Vitória e tinha como objetivo principal
transportar as culturas da região ao longo do Rio Doce, especialmente
a produção de café. Com enormes dificuldades
ela foi avançando no sentido da cidade mineira de Diamantina;
em 1910, empresãrios ingleses a compraram para eletrificá-la
e transportar minério da região de Itabira. O seu objetivo
pasava a ser agora atingir Itabira e se encontrar com a futura linha
da EFCB que partindo de Sabará atingiria São José
da Lagoa (Nova Era). Em 1919 o empresário americano Percival
Farquhar a comprou e depois de inúmeras reviravoltas políticas,
a estrada, afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada
Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até
hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado
na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente
se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal
de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a
linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte,
depois de passar por Itabira, região do minério de ferro.
É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas
ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação de Engenheiro Louis Ensch foi inaugurada em 1942 (Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960). Ela foi uma sucessora da estação de Capim, que existia nos horarios de trens nos Guias Levi desde pelo menos julho de 1947.
A estação mudou de nome entre 1958 e 1960 (Guia Levi). Teria havido uma mudança de nome, apenas, da estação? Ou a construção de um novo prédio para ela? Ou, ainda, uma nova estação construída em local diferente da de 1942? Não encontrei respostas. No mapa logo abaixo, publicado em 1960 pelo IBGE, não constam nem as estações Capim, nem a de Engenheiro Louis
Ensch. Nesse mapa, a estação (ou estações) deveria(m) estar situada(s) entre a de Derribadinha e a de Governador Valadares.
ACIMA: Mapa
dos anos 1950 mostra a linha passando pelo município de Governador
Valadares. Aparecem junto à ferrovia, de oeste para leste, as estações de Baguari, Governador Valadares, Derribadinha e Traíras. Não consta a estação de Louis Ensch, não sei por qual motivo, já que ela foi aberta em 1952. Outras estações de curto período existiram na época deste mapa. - CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VÊ-LO EM MAIOR TAMANHO. (IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
vol. VII, 1960).
(Fontes: IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
vol. VII, 1960; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi (1917-1984). |
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A estação de Louis Ench, sem data. Foto CVRD
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Atualização:
05.11.2022
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