A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG

Indice de estações
...
Pedro Palacios

Ibiraçu
João Neiva
...

A EFVM e suas estações em 1952

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...

 
E. F. Vitória a Minas (1905?-1947/8)
IBIRAÇU (antiga LAURO MÜLLER)
Município de Ibiraçu, ES
EFVM - km 81   ES-4700
Altitude: -   Inauguração: 15.05.1905
Uso atual: demolida (2023)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: prov. 1945 (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresários ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério da região de Itabira. O seu objetivo pasava a ser agora atingir Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era). Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada, afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte, depois de passar por Itabira, região do minério de ferro. É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Lauro Müller foi inaugurada em 1905 (Fontes diversas; o Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, de 1960, não cita a estação por já ter sido desativada anteriormente à sua edição).

Pouco antes de sua desativação, quando da finalização da variante dos anos 1940, na região, a estação mudou de nome para Ibiraçu, município onde estava e logo depois fechou (entre 1947 e 1948) e acabou demolida.

A nova estação de Aricanga, construída em 1947/8 (Guia Levi), passou a ser a estação da região, já construída na variante. Hoje está demolida.


ACIMA: A estação de Lauro Muller, provavelmente na primeira década do século XX (Autor desconhecido).

ACIMA: Local onde ficava a estação de Ibiraçu, em foto de Da Silva Jr., de julho de 2023)

(Fontes: Guias Levi, 1917-50; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960;
A geografia histórica da Estrada de Ferro Vitória a Minas: um registro, 1904–2020)
     

A estação de Lauro Müller, c. 1910
   
     
     
Atualização: 22.07.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.