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Lins
Guaiçara
Promissão
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Tronco NOB - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Noroeste do
Brasil (1920-1967) |
GUAIÇARA
Municípios de Lins (1920-1953);
Guaiçara, SP (1953-) |
Linha-tronco - km 163,346 (1949) |
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SP-1988 |
Altitude: 432,200 m |
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Inauguração: 20.06.1920 |
Uso atual: centro cultural (2018) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1936 |
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HISTORICO DA LINHA: A
Estrada de Ferro Noroeste do Brasil foi aberta em 1906, seguindo a
partir de Bauru, onde a Sorocabana havia chegado em 1905, até Presidente
Alves, em setembro de 1906. Em janeiro de 1907 atingia Lauro Müller,
em 1908 Araçatuba e em 1910 atingia as margens do rio Paraná,
em Jupiá, de onde atravessaria o rio, de início com balsas, para chegar
a Corumbá, na divisa com a Bolívia, anos depois. O trecho entre
Araçatuba e Jupiá, que até 1937 costeava o rio Tietê em região infestada
de malária, foi substituído nesse ano por uma variante que passou
a ser parte do tronco principal, enquanto a linha velha se tornava
o ramal de Lussanvira. Em 1957, a Noroeste passou a fazer parte da
RFFSA. Transportou passageiros até 13/1/1993, no trecho Bauru-Campo
Grande e até 3/3/1995 no trecho até Corumbá,
quando esse transporte foi suprimido. Em 1996, a RFFSA deu a concessão
da linha para a Novoeste, que transporta cargas até hoje. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Guaiçara foi aberta em 1920 e deu origem à cidade, que cresceu
à sua volta com terras cedidas a imigrantes italianos e japoneses.
O povoado na verdade só começa a aparecer em 1928; em
1923, citações mostram que o local ainda era um simples
lenheiro. Um prédio para a estação somente foi
construído em 1926: o que seria a parada antes? Um vagão?
O nome foi dado devido à grande quantidade de madeira guaiçara na
área.
O município foi emancipado em 1953.
Em 1963, com a variante de Lins, a estação
mudou de posição, sendo construída a estação atual,
mas mantendo-se a estação antiga fora da linha, no centro de uma praça.
Em fins de 2005, o prédio da estação desativada
em 1967 já era a "Estação Criatividade",
reformado depois de anos de abandono. Segundo Renato Tremeschin
Silva, ela "foi totalmente restaurada através de um projeto
envolvendo o Rotary Club, Fundação Rotaria, um Rotary de Taiwan e
a Prefeitura Local, surgindo a Estação Criatividade um local para
eventos culturais. O prédio foi reformado mantendo a construção
original". Em 2016, mantinha-se com este uso.
(Veja também GUAIÇARA-NOVA)
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1938
AO LADO: Acidente de trem entre Guaiçara e Promissão
(O Estado de S. Paulo, 27/10/1938).
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TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de
passageiros pararam nesta estação de 1920 a 1963.
Veja aqui horários
em 1948 (Guias Levi). |
(Fontes: Silvio Rizzo; Mário M. Paschoal; Daniel
Gentili; José Henrique Bellorio; Renato Tremeschin Silva; Museu
Municipal de Avaí; Noroeste: Relatório anual de estações,
1938; Noroeste: Relatórios, 1940-60; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação em 1933. Museu Municipal de Avaí |
A estação de Guaiçara, desativada em 1954,
largada às traças em 15/05/2001. Foto José
H. Bellorio |
A estação de Guaiçara, desativada em 1954,
largada às traças em 15/05/2001. Foto José
H. Bellorio |
A estação de Guaiçara, desativada em 1954,
largada às traças em 15/05/2001. Foto José
H. Bellorio |
A estação de Guaiçara, desativada em 1954,
largada às traças em 15/05/2001. Foto José
H. Bellorio |
A estação já restaurada, em 11/12/2005.
Foto Renato Tremeschin Silva |
A estação já restaurada, em 11/12/2005.
Foto Renato Tremeschin Silva |
A estação em 04/2009. Foto Daniel Gentili |
A estação em 12/8/2016. Foto Silvio Rizzo |
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Atualização:
11.11.2018
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