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Q R S T U
VXY Mogiana em MG
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George Oetterer
Ipanema-velha
Bacaetava
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Tronco EFS-1935
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Sorocabana (1876-1892)
Cia. União Sorocabana e Ytuana (1892-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1928)
IPANEMA-VELHA
Município de Iperó, SP
Linha-tronco - km 131,238 (1911)   SP-2107
Altitude: 563 m   Inauguração: 31.12.1876
Uso atual: moradia (2010)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1876
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Ipanema original foi ponta de linha do tronco, de 1876 a 1880, construída para atender a Fábrica de Ferro Ipanema, considerada hoje como a primeira siderúrgica nacional, da qual ainda existem os edifícios.

O trecho foi construído entre 1875 e 1877 (Ver caixas abaixo de 1875 e 1876) e foi inaugurada em 31 de dezembro de 1876.

A estação, segundo jornal dessa época, ficava a 4 km da fábrica (ver caixa abaixo, de 1876-7). Porém, o mapa de 1928, também mais abaixo nesta página, mostra uma distencia pequena entre as estações original e nova e um mapa das instalações da fazenda muito próximo às duas estações. Teria a estação original de 1878 sido mudada em algum momento para outro ponto da linha? Fica a dúvida.
Em julho de 1877 (ver caixa abaixo, de 1877) foram entregues para a EFS em julho deste ano. A EFS realmente chegou a tomar posse delas?

A estação original foi usada até 1928, quando a linha foi retificada e duplicada, substituindo-a por um edificio novo em local próximo. A ex-estação ficou então fora da linha.

O prédio sobrevivia em 2010 em pé, descaracterizado e servindo como moradia. A estação que a substituiu, construída não muito longe dali, teve o mesmo nome até o ano de 1949, quando então foi alterado para Varnhagen (Veja também VARNHAGEN).

1875
AO LADO:
Contrato para a construção do trecho Sorocaba-Ipnaema. O empreiteiro José Antonio Coelho, salvo algum homônimo existente, é a pessoa que a partir de 1885 começou a lotear seus terrenos em Vila Mariana, tendo hoje seu nome homenageado em uma das ruas onde divesos terrenos foram vendidos por ele (A Provincia de S. Paulo, 3/9/1875).

1876-7
AO LADO:
A inauguração da estação em 31 de dezembro de 1876, anunciada pelo jornal 4 dias depois, já em janeiro de 1877. (A Provincia de S. Paulo, 4/1/1877).

1877
AO LADO:
Ipanema (e até Sorocaba) e o pessimismo da época com a fábrica e a cidade - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA LÊ-LO NA INTEGRA) (A Provincia de S. Paulo, 5/7/1877).

1877
AO LADO:
As minas de ferro da fábrica passam para a EFS (A Provincia de S. Paulo, 29/7/1877).

1885
AO LADO:
O início do fim da fábrica de ferro de Ipanema, que trouxe a linha para estas paragens exatamente por causa do ferro a ser transportado (A Provincia de S. Paulo, 26/11/1885).

1886
AO LADO:
Materiais destinados à fébrica moribunda (A Provincia de S. Paulo, 11/6/1886).

1890
AO LADO: O fim da fábtica de Ipanema? (O Estado de S. Paulo, 20/5/1890).

1894
AO LADO:
Novo diretor para a fábrica. Resolveria ele os problemas? (O Estado de S. Paulo, 3/6/1894).

1897
AO LADO:
A fabrica, já em início de abandono, não consegue compradores (O Estado de S. Paulo, 11/6/1886).

ACIMA: Mapa parcial da Fazenda Ipanema no ano de 1928 (CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VÊ-LO EM TAMANHO MAIOR).

(Fontes: Adriano Martins; Antonio Carreão; Noventa Anos da E. F. Sorocabana, 1960; E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1875-1969; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Estação de Ipanema original, em 1877. Foto do livro dos 90 anos da EFS, 1960

Estação de Ipanema original em 2002. Foto de Antonio Carreão

A ex-estação em 2010. Reparar no poste em primeiro plano. Foto Adriano Martins

A estação original em 2010. Foto Adriano Martins
   
     
Atualização: 25.03.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.