A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
George Oetterer
Ipanema-velha
Bacaetava
...

Tronco EFS-1935
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. Sorocabana (1876-1892)
Cia. União Sorocabana e Ytuana (1892-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1928)
IPANEMA-VELHA
Município de Iperó, SP
Linha-tronco - km   SP-2107
    Inauguração: 31.12.1876
Uso atual: moradia   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1876
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Ipanema original foi ponta de linha do tronco, de 1877 a 1880, construída para atender a Fábrica de Ferro Ipanema, considerada hoje como a primeira siderúrgica nacional, da qual ainda existem os edifícios. Essa estação original foi usada até 1928, quando a linha foi retificada e duplicada, substituindo a original. A estação ficou então fora da linha, mas o prédio sobrevive até hoje, descaracterizado e servindo como moradia. A estação que a substituiu, construída não muito longe dali, teve o mesmo nome até o ano de 1949, quando então foi alterado para Varnhagen. (Veja também VARNHAGEN)
(Fontes: Adriano Martins; Antonio Carreão; Noventa Anos da E. F. Sorocabana, 1960; E. F. Sorocabana: relatórios oficiais, 1875-1969; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Estação de Ipanema, em 1877. Foto do livro dos 90 anos da EFS, 1960

Estação de Ipanema em 2002. Foto de Antonio Carreão

A estação em 2010. Reparar no poste em primeiro plano. Foto Adriano Martins

A estação em 2010. Foto Adriano Martins
   
     
Atualização: 08.12.2012
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.