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VXY Mogiana em MG
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George Oetterer
Varnhagen
Coronel Mursa
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Tronco EFS-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
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E. F. Sorocabana (1928-1971)
FEPASA (1971-1998)
VARNHAGEN (antiga IPANEMA)
Município de Iperó, SP
Linha-tronco - km 124,111 (1931)   SP-0806
Altitude: 555 m   Inauguração: 1928
Uso atual: fechada (2009)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: c.1928
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno, desde os anos 1920 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga.
 
A ESTAÇÃO: A atual estação de Ipanema substituiu, por volta de 1928, devido à retificação da linha e seguindo o padrão de várias

ACIMA: Pessoas não identificadas posam na plataforma da estação de Ipanema, provavelmente anos 1930 (Autor desconhecido). ABAIXO: Mapa parcial da Fazenda Ipanema no ano de 1928 (CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VÊ-LO EM TAMANHO MAIOR). Nesse mesmo ano, desativou-se a estação velha e inaugurou-se a nova. Dá para perceber que elas eram muito proximas, nas linhas nova (a atual) e velha (desativada na época) (Serviço Geographico Militar, 1928).

das estações da linha-tronco, a antiga estação, que estava na linha-tronco original. A estação mudou de nome em 1949 para Varnhagen, em homenagem ao administrador da fazenda e da fábrica, Francisco Adolfo de Varnhagen, pai do Visconde de Porto Seguro, mas o motivo da mudança de nome foi

ACIMA: A velha locomotiva em Varnhagen, estacionada não muito longe da estação, lembra os tempos em que havia uma linha privada da fábrica por ali. Porém, esta locomotiva, uma Orenstein e Koppel alemã de 1912, com bitola de 60 cm, jamais rodou ali, tendo vindo do Ministério da Agricultura (Foto Adriano Martins em 2006). ABAIXO: A subestação elétrica de Varnhagen, desativada desde 1999 com o fim da eletrificação da linha, parece em boas condições por fora, mas por dentro está com material em desordem e vítima de furtos (Foto L. C. Gouveia, fevereiro de 2009).

ACIMA: A estação e a subestação de Varnhagen, em 23/5/2009 (Fotos Tiago Amato).
ordenado pela legislação de nomes repetidos pelo país. Em 1998, a estação passava por uma restauração, assim como o restante dos prédios da antiga fábrica e de sua administração. Em 2009, ela estava largada à própria sorte e, mesmo dentro do parque, sofria com maus-tratos. (Veja também IPANEMA-VELHA)
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Tiago Amato; Celso Fernando Paris Jr.; Adriano Martins; L. S. Gouveia; E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1875-1969; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Estação de Varnhagen, recém-restaurada, em 02/04/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

Estação de Varnhagen, recém-restaurada, em 02/04/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

Estação de Varnhagen, recém-restaurada, em 02/04/1998. Notar o nome escrito erradamente (com "M"). Foto Ralph M. Giesbrecht

Em setembro de 2001, ela ainda está ali, conservada, talvez por estar em área de preservação da Fábrica Ipanema. Foto Adriano Martins

Em junho de 2004, a estação. Foto Celso Fernando Paris Jr., de Sorocaba, SP

Enquanto a parte da frente, a que os visitantes vêem, está ainda como era em 2004, a parte traseira está largada às traças. Foto L .S. Gouveia em 02/2009
     
Atualização: 26.01.2014
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.