|
|
E. F. Sorocabana
(1928-1971)
FEPASA (1971-1998) |
VARNHAGEN
(antiga IPANEMA)
Município de Iperó, SP |
Linha-tronco - km 124,111 (1931) |
|
SP-0806 |
Altitude: 555 m |
|
Inauguração: 1928 |
Uso atual: abandonada (2017) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: c.1928 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha
foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922,
quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes,
porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos
e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época
à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia,
vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para
o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas
linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a
ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim
foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal
FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente
até Amador Bueno, desde os anos 1920 passaram a atender principalmente
os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho
passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso
trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos
pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa
até hoje, para trens de carga. |
|
A ESTAÇÃO: A atual
estação de Varnhagen substituiu, por volta de 1928, devido à
retificação da linha e seguindo o padrão de várias das
estações da linha-tronco, a antiga estação, que estava
na linha-tronco original.
A estação mudou de nome em 1949 de Ipanema para Varnhagen, em homenagem
ao administrador da fazenda e da fábrica, Francisco Adolfo de Varnhagen,
pai do Visconde de Porto Seguro, mas o motivo da mudança
de nome foi ordenado pela legislação de nomes
repetidos pelo país. Há que se lembrar, porém,
que o nome da famosa praia carioca de Ipanema tem este nome porque
estava em terras da família Varnhagen - e foi nomeada porque
estes eram os administradores da fazenda em Sorocaba no século
XIX.
Em 1998, a estação passou por uma restauração, assim como o restante
dos prédios da antiga fábrica e de sua administração.
Em 2017, ela estava largada à própria sorte e, mesmo
dentro do parque, sofria com maus-tratos. Cinco anos depois, ela foi tombada pelo CONDEPHAAT em maio de 2022, por resolução de tombamento.
(Veja também IPANEMA-VELHA)
|
1916
AO LADO: Acontecimentos na estação de Varnhagen
em 1916 e um pedido: para que se desse iluminação
decente e moderna ao prédio. Nesse ano se comemorava,
também, o centenário do nascimento de Varnhagen
(O Estado de S. Paulo, 25/1/1916).
|

ACIMA: Pessoas não identificadas posam
na plataforma da estação de Ipanema, provavelmente anos
1930 (Autor desconhecido).

ACIMA: Mapa parcial da Fazenda
Ipanema no ano de 1928 (CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VÊ-LO
EM TAMANHO MAIOR). Nesse mesmo ano, desativou-se a estação
velha e inaugurou-se a nova. Dá para perceber que elas eram
muito proximas, nas linhas nova (a atual) e velha (desativada na época (Serviço Geografico Militar, 1928).

|
AO LADO: Biografia
de Francisco Adolfo de Varnhagen (Folha de S. Paulo).
2006
ABAIXO: A velha locomotiva em Varnhagen, estacionada não
muito longe da estação, lembra os tempos em
que havia uma linha privada da fábrica por ali. Porém,
esta locomotiva, uma Orenstein e Koppel alemã de 1912,
com bitola de 60 cm, jamais rodou ali, tendo vindo do Ministério
da Agricultura (Foto Adriano Martins em 2006).
|

ABAIXO: A subestação elétrica
de Varnhagen, desativada desde 1999 com o fim da eletrificação
da linha, parece em boas condições por fora, mas por
dentro está com material em desordem e vítima de furtos
(Foto L. C. Gouveia, fevereiro de 2009).

ACIMA: A estação e a subestação
de Varnhagen, em 23/5/2009 (Fotos Tiago Amato).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa
local; Gilberto Monzane; Tiago Amato; Celso
Fernando Paris Jr.; Adriano Martins; L. S. Gouveia; Folha de S. Paulo;
O Estado de S. Paulo, 1916; E. F. Sorocabana: relatórios anuais,
1875-1969; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|

Estação de Varnhagen, recém-restaurada,
em 02/04/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht |

Estação de Varnhagen, recém-restaurada,
em 02/04/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht |
Estação de Varnhagen, recém-restaurada,
em 02/04/1998. Notar o nome escrito erradamente (com "M").
Foto Ralph M. Giesbrecht |

Em setembro de 2001, ela ainda estava conservada, talvez por
estar em área de preservação da Fábrica
Ipanema. Foto Adriano Martins |

Em junho de 2004, a estação. Foto Celso Fernando
Paris Jr., de Sorocaba, SP |

Enquanto a parte da frente, a que os visitantes vêem,
está ainda como era em 2004, a parte traseira está
largada às traças. Foto L .S. Gouveia em 02/2009 |

A estação, abandonada e depredada em 26/5/2017.
Foto Gilberto Monzane |

A estação, abandonada e depredada em 26/5/2017.
Foto Gilberto Monzane |
|
|
|
|
|
Atualização:
17.05.2022
|
|