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Casa Branca
Itobi
Engenheiro Röhe
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ramal de Mococa-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2004
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Cia. Ramal Férreo
do Rio Pardo (1887-1888)
Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1888-1971)
FEPASA (1971-c.1992) |
ITOBI
(antiga RIO DOCE e RIO VERDE)
Município de Itobi, SP |
Ramal de Mococa - km 13,564 |
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SP-2142 |
Altitude: 652 m |
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Inauguração: 27.08.1887 |
Uso atual: Polícia Militar e biblioteca
(2008) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1896 |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal teve
origem na Cia. Ramal Férreo do Rio Pardo, empresa particular aberta
em 1884 entre Casa Branca e São José do Rio Pardo, e adquirida em
junho de 1888 pela Cia. Mogiana, que a transformou no ramal de Mococa,
prolongando os seus trilhos em 1890 para atingir Canoas, estação 11
km à frente de Mococa e terminal do ramal. A partir de 1903, da estação
de Ribeiro do Vale passou a sair o ramal de Guaxupé, que seguia até
essa cidade. Em 1961, o trecho final do ramal entre Mococa e Canoas
foi extinto, e em 7/11/1966, o trecho entre Ribeiro do Vale e Mococa
também o foi. O que sobrou do ramal, de Casa Branca até Ribeiro do
Vale, passou a fazer parte do ramal de Guaxupé e operou até 1977,
quando a queda de uma ponte entre S. J. Rio Pardo e Ribeiro do Valle
interditaram definitivamente a linha. Em 1986 o trecho entre Casa
Branca e S. J. Rio Pardo foi reativado por um curtíssimo espaço
de tempo. Por volta de 1992 os trilhos foram retirados. |
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A ESTAÇÃO: A estação de Rio
Doce foi inaugurada em 1887 pela Cia. Ramal Férreo do Rio Pardo,
com esse nome por causa do rio Doce, ali próximo; esta estação, inaugurada
ainda pela velha ferroviazinha em 27/08/1887, não tinha nem sequer
um prédio construído e foi extinta em janeiro de 1889 (ver caixa abaixo de 1889), logo após a
Mogiana ter comprado a ferrovia e tê-la transformado no ramal do
Rio
Pardo.
"No caso
do Ramal Férreo podemos registrar um aspecto importante: o
aparecimento da cidade de Itobi a 16 Km de Rio Pardo que surgiu a
partir de um acampamento de "peões" contratados pelo
português Antônio Martins Daniel, responsável pelo
fornecimento de dormentes para o ramal. Ali, ao redor de dois ranchos construídos pelo português, foram surgindo
as primeiras casas de moradia e um armazém comercial. A evolução
do pequeno povoado para vila se deu com a construção
da Estação do Rio Doce".
Logo depois, a Mogiana inaugurou a estação de Rio
Verde, próxima ao ponto da velha Rio Doce, mas agora com
o nome de outro córrego que passa hoje na entrada da cidade.
Somente
oito anos depois, a Mogiana construiu o prédio definitivo da estação
nova para a vila nascente, que, em 1898, atendendo a pedidos dos moradores
da vila, foi renomeada como Itobi, que, em tupi, também significa Rio Verde.
O ramal foi, em 1890, prolongado até Mococa.
Em 1959, Itobi separou-se de Casa Branca, tornando-se
município autônomo.
Em 1966, o ramal de Mococa foi desativado a partir da estação de Ribeiro do Valle,
mas o trecho que ia até Guaxupé, partindo dessa estação, foi
mantido até meados dos anos 1970, quando também foi desativado.
A
estação, agora parte do ramal de Guaxupé, acabou por
ser desativada e posteriormente invadida.
Em 1985, o trecho até São
José foi reativado, com festas e tudo o mais, o que não alterou
o abandono da estação. Logo depois, entretanto, veio a desativação
definitiva e os trilhos foram retirados no início dos anos 1990.
A estação acabou por ser reformada e em 2008 funcionava como biblioteca
e como sede da Polícia Militar na cidade.
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TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1887 a 1977. Na foto à esquerda, o trem do ramal está
chegando em Itobi em 1972. Clique sobre a foto para ver mais
detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1948 e em
1968 (Guias Levi). |
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1889
AO LADO: A Mogiana fecha a estação do Rio Doce, construída pela E. F. do Rio Pardo (A Provincia de
S. Paulo, 3/1/1889). |
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1894
AO LADO: Anuncio de nova estação para Rio Verde (Itobi) (O Estado de
S. Paulo, 1/5/1894). |
ACIMA:
Acidente ferroviário com um trem de passageiros no ramal, entre
as estações de Itobi e de Engenheiro Röhe em 27
de março de 1922. (A Cigarra, 1/4/1922).
ACIMA: Esquema do pátio de Itobi em novembro de 1968 (Clique sobre a figura para ter maiores informações)
(Acervo Museu da Companhia Paulista, Jundiaí, SP - Reprodução
Caio Burghi).
ACIMA: O trem com as cores amarela e azul da Mogiana
chega de São José do Rio Pardo em Itobi. Na época,
1973, já era a Fepasa. O trem, pobrinho, só com um carro
de passageiros, estava próximo do fim (Acervo Marilia C. C.
Coltri).
ACIMA: Trilhos em Itobi, capinados para receber
o trem de Franco Montoro em 1985 até São José
do Rio Pardo: a volta do trem de passageiros tão esperada fez
apenas uma viagem, ao contrário das promessas da FEPASA (Autor
desconhecido).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Marilia
C. C. Coltri; Wilson de Santis Jr; Rossana Romualdo; Leonardo Patara;
Cia. Mogiana: relatórios anuais, 1875-1969; A Cigarra, 1/4/1922;
Museu da Companhia Paulista, Jundiaí, SP; Caio
Bourg; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias
Levi, 1932-79; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Atualização:
17.02.2022
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