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F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
(1888-1952)
Luiz Gama
Juquiratiba
Tapijara
...
(1952-2001)
Luiz Gama
Juquiratiba
Pirambóia-nova
...

Tronco EFS - 1935

IBGE-1956
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
...
 
E. F. Sorocabana (c.1888-1892)
Cia. União Sorocabana e Ytuana (1892-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-1998)
JUQUIRATIBA (antiga SALGADO)
Município de Conchas, SP
Linha-tronco - km 223,122 (1934)   SP-2188
Altitude: 468 m   Inauguração: c.1888 (?)
Uso atual: moradia (2016)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1952
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga.
 
A ESTAÇÃO: Estação inaugurada com o nome de Salgado, provavelmente em 1888, recebeu o nome atual de Juquiratiba em 1947.

No entanto, notícias de 1898 e de 1900 - portanto, oito a dez anos mais tarde - colocam em dúvida a existência de uma estação no local nessa época (ver caixas abaixo). Nos relatórios anuais da E. F. Sorocabana, não encontrei nada sobre a abertura ou inauguração de uma estação com esse nome nesse local.

Em 1 de maio de 1949, a eletrificação da linha da Sorocabana chegou à estação, completando ali mais de 200 km de linha eletrificada.

A partir de 1952, a estação passou a ser o ponto de partida da
variante que encurtava o velho trecho original entre ela e Botucatu,tendo nesse ano o seu prédio substituído por um novo, enquanto que o prédio anterior foi demolido (ele ficava bem próximo ao atual). O novo prédio é semelhante às outras oito novas estações construídas até Botucatu, infelizmente construções bem mais simples e feiosas do que o padrão da Sorocabana até então.

O local é um bairro afastado de Conchas, no meio de morros, que, quando lá estive em 1998, era alcançado somente por uma estrada não pavimentada de 9 km que parte da Marechal Rondon. Em 2016 a estação ainda estava lá, com má conservação e servindo como moradia; a estrada de acesso já estava asfaltada.

CLIQUE AQUI PARA VER AS LINHAS VELHA E NOVA DA SOROCABANA NESTA REGIÃO


Afirma-se que até 1897 existiu uma estação entre as de Conchas e de Pirambóia de nome Rio do Peixe, no antigo km 237 da linha, "antes e próximo ao rio que lhe deu o nome", pois essa ponte não suportava o peso das novas locomotivas Baldwin, carros e vagões que por ela teriam de passar a passar dessa época. Essa ponte ficava "uns 200 m acima da atual". A estação foi construída por causa da necessidade de baldeação para locos mais leves até que a nova ponte ficasse pronta. Apenas a vila ferroviária existiu ao redor da estação, até que mais tarde se construiu por ali uma pequena olaria, de Francisco Misassi. No local, com o cruzamento de trens, foi criado o posto de Tapijara, onde Álvaro Ferreira Gomes foi o primeiro agente. O local teria tido o nome alterado para Salgado, apelido de um morador da região - "Pedro Salgado" - cujo nome real era Pedro Carlos de Arruda. Foi ele que cedeu o terreno para a nova estação. ("Em busca de raízes", p. 306-307). A história, claramente, mistura as estações de Juquiratiba - esta sim, tinha o nome de Salgado até 1947, de acordo com os relatórios da Sorocabana - e de Tapijara, desativada quando da construção da variante de 1952 e demolida. Para que se tenha uma idéia, Juquiratiba em 1931 estava no km 217; Tapijara, no km 231. Vejam então as discrepâncias entre relatos e o que está escrito nos relatórios.
1888-1898
AO LADO:
Dúvidas sobre Juquiratiba e Salgado .

1898
AO LADO:
Moradores pedem a melhora - ou a construção? - de uma estação em Salgado (O Estado de S. Paulo, 19/4/1918).

1900
AO LADO:
Já existia a estação de Salgado em 1900, de acordo com a notícia ao lado (O Estado de S. Paulo, 03/03/1918).

1918
AO LADO:
Problemas na estação de Salgado em 1918 (O Estado de S. Paulo, 22/6/1918).


1931
- ACIMA: A vida na estação e nas redondezas de Salgado (O Estado de S. Paulo, 30/5/1931).

ACIMA: Mais notícias de Salgado no mesmo ano (O Estado de S. Paulo, 15/7/1931).

OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS: Extensão dos desvios para 400 m; 1934 - Colocação de caixa d'água sobre colunas de trilhos; modificação no encanamento

1934
AO LADO:
Armazenagem insuficiente na estação (O Estado de S. Paulo, 7/8/1934).

1935
AO LADO:
Fala-se da variante (O Estado de S. Paulo, 4/4/1935).

1935
AO LADO:
Descarrilamento do trem noturno de passageiros na estação (O Estado de S. Paulo, 30/8/1935).


ACIMA: Descarrilamento próximo à estação de Juquiratiba (CLIQUE SOBRE A REPORTAGEM PARA VÊ-LA INTEIRA) em 1935 (O Estado de S. Paulo, 15/10/1935).

1935
AO LADO:
Guarita vira banheiro (O Estado de S. Paulo, 13/11/1935).


ACIMA: O mapa do município de Conchas mostra ainda a linha antiga, embora tenha sido publicado em 1960 pelo IBGE; isto se vê quando se compara com o mapa do município vizinho, na mesma publicação, mas já com a linha nova, mais ao sul. A linha nova passa ao sul de Juquiratiba - não muito longe (quanto, realmente?) e entrava por Bofete e não por Anhembi - ver a divisa desses 2 municípios, à esquerda do mapa, no córrego Vicentinho. A estação mostrada neste site não é, portanto, a mesma que está no mapa acima (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, volume XI, 29/5/1960, p. 89).

ACIMA: Entrada do pátio de Juquiratiba, em 10/4/2009 (Foto Leandro Gouveia).

ACIMA: Pátio de Juquiratiba em setembro de 2016; ao fundo, os trilhos seguem no sentido Botucatu. Notar que o prédio à esquerda não é a estação (Foto Julio Cesar de Paiva).

(F
ontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Adriano Martins; Leandro Gouveia; José H. Bellorio; Julio Cesar de Paiva; O Estado de S. Paulo, 1918; Folha da Manhã, 3/5/1949; Folha de Conchas, 1949; _:"Em busca de raízes", p. 306-307; E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1875-1969; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1960; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)

     

A velha estação ainda com o nome de Salgado. Acervo Prefeitura Municipal de Conchas

A estação velha de Juquiratiba em 1949. Folha de Conchas, 1949

Estação "nova" de Juquiratiba, em 19/06/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação, em 29/10/2001. Foto José H. Bellorio

Comboio cargueiro passando pelo pátio de Juquiratiba, provavelmente se dirigindo a Bauru, em 18/08/2003. Foto Julio Cesar de Paiva

A estação em 10/4/2009. Foto Leandro Gouveia

A estação em 7/11/2016. Foto Julio Cesar de Paiva
   
     
Atualização: 02.11.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.