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VXY Mogiana em MG
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Água Branca
Lapa
Piqueri
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SPR-1935

Guia SP-1995
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2013
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São Paulo Railway (1899-1946)
E. F. Santos-Jundiaí (1946-1994)
CPTM (1994-)
LAPA-SPR/EFSJ
Município de São Paulo, SP
Linha-tronco - km 86,050 (1935)   SP-1725
Altitude: 725 m   Inauguração: 01.07.1899
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: anos 1940
 
 
HISTORICO DA LINHA: A São Paulo Railway - SPR ou popularmente "Ingleza" - foi a primeira estrada de ferro construída em solo paulista. Construída entre 1862 e 1867 por investidores ingleses, tinha inicialmente como um de seus maiores acionistas o Barão de Mauá. Ligando Jundiaí a Santos, transportou durante muito anos - até a década de 30, quando a Sorocabana abriu a Mairinque-Santos - o café e outras mercadorias, além de passageiros de forma monopolística do interior para o porto, sendo um verdadeiro funil que atravessava a cidade de São Paulo de norte a sul. Em 1946, com o final da concessão governamental, passou a pertencer à União sob o nome de E. F. Santos-Jundiaí (EFSJ). O nome pegou e é usado até hoje, embora nos anos 70 tenha passado a pertencer à RFFSA, e, em 1997, tenha sido entregue à concessionária MRS, que hoje a controla. O tráfego de passageiros de longa distância terminou em 1997, mas o transporte entre Jundiaí e Paranapiacaba continua até hoje com as TUES dos trens metropolitanos.
 
A ESTAÇÃO: Embora o bairro da Lapa já existisse em forma incipiente na época da abertura da linha, a estação da Lapa foi a última das estações a ser aberta dentro de São Paulo ainda pela SPR. Antes disto, as alternativas eram a utilização da estação de Água Branca, dois quilômetros a leste, ou da Parada Anastácio, onde o trem parava logo após cruzar a ponte do Tietê, vindo de Jundiaí.

Com a transferência das oficinas da SPR, vindas da Luz, para junto do rio, em 1898, devido à necessidade de água para as caldeiras, essa estação foi finalmente construída no bairro.

Houve duas inaugurações para a estação: uma para trens de passageiros, em 1º de julho de 1898 e outra para mercadorias, em 20 de fevereiro de 1899 (ver caixas abaixo, de 1898 e 1899).

Hoje a estação, com um prédio mais recente e infelizmente não muito bem cuidado, atende aos trens da CPTM, com enorme movimento.

Saindo da estação, existem os desvios que seguem para as oficinas da antiga SPR, depois E. F. Santos-Jundiaí e hoje usados pela CPTM e pela MRS. Existe, a cerca de 500 metros dela, a estação da Lapa da antiga Sorocabana, hoje também pertencente à CPTM, mas que atende os trens que vão para Itapevi.

(Ver também Lapa-EFS)

1897
AO LADO: Autorização para construção das estações da Lapa e da Mooca (Mococa está errado) (Correio de S. Paulo, 13/4/1897).

1898
AO LADO: Inauguração da estação em 1o de julho para passageiros. Note que é diferente da data citada no topo da página (Correio de S. Paulo, 27/6/1898).

1899
AO LADO: Só para confirmar: a estação é aberta para mercadorias em 20 de fevereiro.. Note que é diferente da data citada no topo da página (Correio de S. Paulo, 27/6/1898).

1899
AO LADO: Inauguração da estação em 20 de fevereiro, agora para mercadorias. Note que é diferente da data citada no topo da página (Correio de S. Paulo, 27/6/1898).

1917
AO LADO: Inauguração da estação em 20 de fevereiro, agora para mercadorias. Note que é diferente da data citada no topo da página (O Estado de S. Paulo, 03/02/1917).

1925
AO LADO: Atropelado na estação s(O Estado de S. Paulo, 24/11/1925).

1935
AO LADO: Manobrista morre na estação (O Estado de S. Paulo, 17/9/1935).

ACIMA: Acidente próximo à estação da Lapa em 1936 (Correio de S. Paulo, 19/2/1936).

1936
AO LADO: Acidente na estação (Correio de S. Paulo, 26/11/1936).

1940
AO LADO: Manobrista morre na estação (O Estado de S. Paulo, 12/4/1940).

ACIMA: A velha estação, a original da Lapa (Autor e data desconhecidos).
ACIMA: A estação da Lapa em 1960 em dia de greve da EFSJ (Folha de S. Paulo, 11/3/1960)

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ACIMA: A estação da Lapa em 1960 em dia de greve da EFSJ - CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VÊ-LA EM TAMANHO MAIOR (Diario de S. Paulo, 11/3/1960)

ACIMA: No centro do mapa, os desvios da Lapa, para as oficinas da SPR, depois da Santos-Jundiaí, hoje com a CPTM e a MRS. Esses desvios também tinham ligação com a linha da Sorocabana em Domingos de Morais, pelo menos pelo mapa acima. Muitos destes desvios seguiam também na parte industrial a oeste da Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, hoje todos eles desativados (Guia SP, 1978).
ACIMA: Composição da linha 7 da CPTM (Luz-Jundiaí) chegando do Piqueri em 13/4/2010 (Foto Alexandre L. Giesbrecht).
ACIMA: Vista aérea do pátio de oficinas da Lapa em 2012. A estação propriamente dita nem aparece na foto - estaria além da parte de cima da foto (Autor desconhecido).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Carlos Roberto de Almeida; Alexandre L. Giesbrecht; Wilson de Santis; William Gimenez; coleção Harry Hough; coleção Miguel Dell'Erba, Museu da Lapa; O Estado de S. Paulo, 1925; Lapa-Evolução Histórica, 1988; SPR: relação oficial de estações, 1935; Guia SP, 1978 e 1995; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em 1899. Foto cedida por Wilson De Santis

Estação da Lapa, em 1903. Foto de John Hough, coleção Harry Hough, do livro Lapa-Evolução Histórica, 1988

A estação em 1948. Foto da coleção Miguel Dell'Erba, Museu da Lapa, do livro Lapa-Evolução Histórica, 1988

A estação atual, nos anos 1990. Foto cedida por William Gimenez

Plataforma da estação da Lapa em 25/09/2004. Foto Wilson de Santis

Estação da Lapa em 14/4/2010. Foto Alexandre L. Giesbrecht

Estação da Lapa em 8/5/1915. Foto Carlos Roberto de Almeida
   
     
Atualização: 01.12.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.