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Corrupira
Louveira
Vinhedo
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Saída para a E.F.Itatibense
Abadia
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Tronco CP-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2004
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Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1872-1971)
FEPASA (1971-1998) |
LOUVEIRA
(antiga CAPIVARY)
Município de Louveira, SP |
Linha-tronco - km 15,293 (1958) |
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SP-2278 |
Altitude: 665,800 m |
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Inauguração: 31.03.1872 |
Uso atual: em restauração (2015) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1915 |
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HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
da Cia. Paulista foi aberta com seu primeiro trecho, Jundiaí-Campinas,
em 1872. A partir daí, foi prolongada até Rio Claro, em 1876, e depois
continuou com a aquisição da E. F. Rio-Clarense, em 1892. Prosseguiu
por sua linha, depois de expandi-la para bitola larga, até São Carlos
(1922) e Rincão (1928). Com a compra da seção leste da São Paulo-Goiaz
(1927), expandiu a bitola larga por suas linhas, atravessando o rio
Mogi-Guaçu até Passagem, e cruzando-o de volta até Bebedouro (1929),
chegando finalmente a Colômbia, no rio Grande (1930), onde estacionou.
Em 1971, a FEPASA passou a controlar a linha. Trens de passageiros
trafegaram pela linha até março de 2001, nos últimos
anos apenas no trecho Campinas-Araraquara. |
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A ESTAÇÃO: A estação de
Louveira foi inaugurada em 1872 com o nome de Capivary
e era na época a primeira parada no trecho Jundiaí-Campinas,
aberto na mesma data. O Almanak da Provincia de São Paulo para
1873 indicava o sr. Jesuino de Oliveira Mendes como chefe de
estação e telegraphista da estação.
No final dos anos 1870 já tinha o nome atual, provavelmente para não
ser confundida com a estação da Ituana, na cidade do mesmo
nome.
Em 1890, o prédio original foi demolido para dar lugar a um
maior, que também pudesse abrigar a plataforma da E. F.
Itatibense, estabelecida nesse ano e que se dirigia à cidade
de Itatiba, tendo sido construída com a anuência
da Companhia Paulista, que chegou a ser a dona da concessão
do ramal.
Em outubro de 1891, a estação deveria passar a se chamar
Falcão Filho, mas por algum motivo tal mudança não vingou (ver caixa abaixo, de 1891). O nome do ex-diretor da CP foi colocado em outra estação aberta em 1899, no ramal de Agudos, também da CP.
O prédio que atualmente está lá hoje foi inaugurado
em 1915, não se sabendo se é a ampliação
do antigo edifício ou se um totalmente novo, e o motivo da
nova mudança foi a duplicação da linha entre
Jundiaí e Campinas.
Com a entrega da eletrificação desse mesmo trecho em
1921, foi construída, muito próxima à estação,
a subestação de Francisco de Monlevade, área
muito bonita hoje tombada pelo patrimônio histórico.
Em 1952, a E. F. Itatibense foi desativada, fechada e seus trilhos,
retirados.
Na retirada da eletrificação em 1999, a subestação
foi desativada e ameaçada de depredação pelos
vândalos de plantão, como aliás ocorreu em praticamente
todas as subestações desativadas das antigas Paulista
e Sorocabana.
Desativada para passageiros no final dos anos 1970, a estação de Louveira
estava em estado razoável de conservação, servindo de sede para a
Guarda Municipal em 2014. Em 2015, estava sendo restaurada.
(VEJA O PÁTIO DE LOUVEIRA E A
SUBESTAÇÃO FRANCISCO DE MONLEVADE) - CLIQUE
AQUI PARA VISUALIZAR A ESTAÇÃO VISTA DO SATELITE
(gentileza Adalberto)
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1890
AO LADO: Choque de trens n estação de Louveira (O Estado
de S. Paulo, 31/10/1891). |
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1891
AO LADO: A estação de Louveira deveria passar a se chamar Falcão Filho a partir de agora. Não vingou (O Estado
de S. Paulo, 31/10/1891). |
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1891
AO LADO: Acidente em Louveira (O Estado
de S. Paulo, 10/11/1891). |
ACIMA: Estação de Louveira. Foto sem data.
ACIMA: Pátio e cabina da estação
de Louveira, em 26 de junho de 1974 (Foto José Roberto Pascon).
ACIMA: Trem de cargueiro deixa Louveira puxdo por uma "Russa" em 7/10/1992 (Foto
Carlos R. Almeida).
ACIMA: Detalhe do pátio de Louveira,
sem data, mas quando a Itatibense ainda existia (Acervo Leandro Guidini).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Mario Sandrini; Leandro Guidini; Mauricio
Carrasco; Marcos Vinícius do Vale Silva; Carlos R. Almeida; José
Roberto Pascon; Filemon Peres; Artur Silva; Hermes Hinuy; Adalberto
-; Almanak da Provincia de São Paulo para 1873; Cia. Paulista: Relatórios
anuais, 1872-1969; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht). |
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A estação de Louveira em 1918. Foto Filemon Peres |
A estação, sem data. Arquivo Publico do Estado |
A estação em 1983. Foto Artur Silva |
Em 15/05/1996, a estação de Louveira. Foto Ralph
Mennucci Giesbrecht |
Em 15/05/1996, a estação de Louveira. Foto Ralph
Mennucci Giesbrecht |
Em 15/05/1996, a estação de Louveira. Foto Ralph
Mennucci Giesbrecht |
Plataforma de Louveira em 19/06/2001. Foto Hermes Hinuy |
A estação de Louveira em 5/10/2008. Foto Artur
Silva |
A estação de Louveira em 5/10/2008. Foto Artur
Silva |
Estação de Louveira em 3/2014. Foto Marcos Vinícius
do Vale Silva
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A estação em 11/2015. Foto Mauricio Carrasco |
A estação em 7/12/2019. Foto Mario Sandrini |
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Atualização:
15.07.2021
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