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Parada 50
Mailaski
Parada Cinzano
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Tronco EFS-1935
IBGE-1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2018
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Cia. União
Sorocabana e Ytuana (1897-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-1998) |
MAILASKY
(antiga PINHEIRINHOS)
Município de São Roque, SP |
Linha-tronco - km 53,794 (1960) |
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SP-2299 |
Altitude: 898 m |
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Inauguração: 1897 |
Uso atual: biblioteca (2022) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: c.1927 |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana
foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875,
até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu
Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS
construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em
1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência.
Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo
paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival
Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas
pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa
da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando
a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho
inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno,
desde os anos 1920 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio.
Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado
por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco
até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban,
sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga. |
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A ESTAÇÃO: Inaugurada como
"km 56" em 1897 (segundo o relatório da EFS
para esse ano), a estação foi logo depois nomeada como
Pinheirinhos, e a partir de 10/07/1916 recebeu o nome de Mailasky,
um dos fundadores e primeiro presidente da Sorocabana. Aparece
em algumas fontes como tendo sido inaugurada
em 1875, no início das atividades da linha, mas isso
não parece correto.
Segundo se conta, o nome do fundador teria sido dado por ser esta
estação, na época, a mais alta das linhas dessa
ferrovia. Com isso, o húngaro Mailasky foi homenageado
pelo "ponto alto".
Houve um acidente muito próximo ao local da estação ainda não aberta de Pinheirinho (ver caixa abaixo de 1875).
Realmente, a estação ainda não existia em 1º de agosto de 1875, quase um mês após a inauguração da linha no horário de trens divulgado nesta data (veja caixa abaixo, de 1875).
Em 1906, as primeiras modificações: "Reconhecida
a conveniencia de preparar o tronco da Sorocabana para o grande aumento
de trafego que lhe está assegurado, foram estudadas diversas
modificações no
traçado, com o fim
de supprimir as curvas de pequeno raio
existentes em grande escala. Aceitos os projectos, tem sido o serviço
levado a effeito aos poucos, de maneira a não
perturbar a regularidade dos transportes e boa conservação
da via permanente. Verificado ser por demais acanhado o pateo da estação
de Pinheirinhos, foram rebaixadas e bastante augmentadas
as linhas alli existentes e ao mesmo tempo melhoradas as condições
technicas do traçado entre o tunnel
e a respectiva estação. Esse
trabalho exigiu a remoção de 8.470 m3 de terra, 2.125
m3 de rocha, construcção de 1.007 m3 de alvenaria e
a drenagem geral do solo nesse ponto bastante encharcado"
(Relatório da E. F. Sorocabana para 1906).
"Mailaski era a estação onde os trens de carga dobravam
a lotação no sentido capital, pois o trecho era em declive e de Amador
Bueno em diante era horizontal" (Antonio Carlos Rodrigues,
20/10/2015).
Informava Chiara de Ambrosis, em 08/01/2003, que, depois de
anos de abandono, o prédio principal teve as portas refeitas e o interior
de 55 m2 feito utilizável para encontros e reuniões. Havia
então a intenção de se conseguir uma melhora
para a plataforma, que propositalmente não foi pintada. No entanto
a dependência externa utilizada como sanitários foi reformada e nas
portas havia um trabalho de jovens em mosaico. O velho vagão foi lixado
e pintado no dia 15/11/2002, em mutirão.
Funcionava como biblioteca em 2022. O prédio havia sido recentemente repintado externamente com as cores da estação nos anos 1970 e 1980 (ver abaixo). Depois do abandono da linha pela ALL e como
a CPTM, real detentora da concessão, também insiste
em não levar seus trens até Mairinque (trecho
onde está Mailaski), o mato já havia tomado conta dos
trilhos.
OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO E SEU
PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS: 1926 - Extensão dos desvios para 260 m; 1934 - Construção
de casa de madeira para truqueiro; construção
de desvio para conserto de vagões; assentamento de
bomba na casa de turma
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1875
AO LADO: Antes de inauguração oficial da linha, houve um acidente próximo ao local da futura estação de Pinheirinho no dia 30 de agosto (A Provincia de S. Paulo, 5/9/1875). |
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ACIMA: A estação de Mailaski no início do século XX (Arquivo Nacional).
ACIMA: Ainda com o trem como apelo, um anúncio
de venda de chácaras em Mailaski em 1961. Nesse tempo, aliás,
o trem que parava lá era o de subúrbios, o que dava
mais opções diárias. Hoje, nem cargueiro passa
por ali (Folha de S. Paulo, 6/7/1961).
ACIMA:
Desastre junto ao pátio da estação de Mailasky
em 1965 (Folha de S. Paulo, 24/2/1965).- VEJA MAIS SOBRE ESTE ACIDENTE CLICANDO EM mailaski9652 e mailaski 9653 (Diario Popular, 25/2/1965).
ACIMA: Triplex de mini-saias
puxando trem cargueiro em Mailaski, possivelmente anos 1990 (Foto
Vanderley Zago).
ACIMA: A estação de Mailaski, em julho
de 2007, com o trem da ALL vindo de São Paulo sentido interior
(Foto Ricardo Koracsony).
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2009
AO LADO: casa ferroviária
junto à estação (Foto Adriano Martins,
9/2009).
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ACIMA: O pátio, a estação
em bom estado e o cachorrinho simpático, o "guarda"
da estação (Foto Carlos Roberto de Almeida em 2/10/2011).
ACIMA: A estação em 7/12/2022 (Foto Dennis William).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa
local; Vanderlei Zago; Carlos Roberto de Almeida; Kenzo Sasaoka; Antonio
Carlos Rodrigues; Chiara de Ambrosis; Ricardo Koracsony; Rafael Asquini;
Eric Mantuan; Alberto del Bianco; Adriano Martins; Folha de S. Paulo,
1965; E. F. Sorocabana: Relatórios anuais, 1875-69; IBGE, 1960;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Mailasky, em 1991. Foto Alberto del
Bianco
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A estação, fechada, em 20/02/1998. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
A estação, em 08/2001. Foto Kenzo Sasaoka
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A estação, em 08/2001. Foto Kenzo Sasaoka |
A estação, em 08/2001. Foto Kenzo Sasaoka |
A estação em 01/2005. Foto Ricardo Koracsony |
A estação em 12/2008. Foto Eric Mantuan |
A estação em 13/2/2011. Foto Rafael Asquini |
A estação em 20/12/2015. Foto Carlos R. Almeida |
A estação em 4/3/2018. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 22/7/2019. Foto Leonardo Dantas |
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Atualização:
10.12.2022
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