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Martim Afonso
Manoel da Nóbrega
Papudo
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ramal de Juquiá-1980
IBGE-1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1999
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Southern São
Paulo Railway (1914-1927)
E. F. Sorocabana (1929-1971)
FEPASA (1971-1998) |
MANOEL
DA NÓBREGA
(antiga VOLTA GRANDE)
Município de Pedro de Toledo, SP |
Ramal de Juquiá - km 211,139 (1986) |
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SP-2302 |
Altitude: 34 m |
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Inauguração: 08.11.1914 |
Uso atual: bar (2007) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1959 |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal foi
construído pelos ingleses da Southern São Paulo Railway, entre 1913
e 1915, partindo de Santos e atingindo Juquiá. Em novembro de 1927,
o Governo do Estado comprou a linha e a entregou à Sorocabana, já
estatal, no mês seguinte. O trecho entre Santos e Samaritá foi incorporado
à Mairinque-Santos, que estava em início de construção no trecho da
serra do Mar, e o restante foi transformado no ramal de Juquiá. A
partir daí, novas estações foram construídas, e em 1981, o ramal foi
prolongado pela Fepasa, já dona da linha desde 1971, até Cajati, para
atender as fábricas de feritlizantes da região. O transporte de passageiros
entre Santos e Juquiá foi suspenso em 1977 e restaurado em 1983, parando
porém definitivamente em 1997. A linha seguiu ativa para trens
de carga que passavam quase diariamente, transportando enxofre do
porto para Cajati, até o início de 2003, quando barreiras
caíram sobre a linha na região do Ribeira. O transporte
foi suspenso e a concessionária Ferroban desativou a linha,
que o mato cobriu rapidamente. |
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A ESTAÇÃO: A estação foi
construída e inaugurada originalmente pela Southern São
Paulo Railway com o nome de Volta Grande. A quilometragem
original era 119,340.
Mais tarde, o nome foi mudado para Manoel
da Nóbrega.
Um novo prédio foi entregue em 1959, muito
feio e parecido com alguns outros do ramal. O local era o maior dos vilarejos
entre Peruíbe e Juquiá quando o trem parou
em fevereiro de 1977 (voltaria em 1983 para parar de vez em 1997)
(O Estado de S. Paulo, 15/2/1977).
Sem
passageiros para usá-la, desde 1997, estava em 1998 mal conservado e em completo abandono,
na vila de mesmo nome.
"Ao chegar em Manoel da Nóbrega para fotografar
a estação, me deparei com uma senhora muito simpática, conversando
com mais três amigas à sombra de uma bela árvore. Segundo D. Neide,
seu pai ajudou a construir a estação de Manoel da Nóbrega, hoje
funcionando um bar no prédio. Dona Neide Maria Ferreira Gonçalves,
Coordenadora do Grupo de Artesanato de Pedro de Toledo, também citou
o seu empenho em conseguir a autorização para reformar e estabelecer
no prédio da estação de Pedro de Toledo o Grupo de Artesanato da cidade.
Como sempre, ela reclamou sobre a burocracia para conseguir o seu
objetivo" (Adriano Martins, 17/08/03).
Em 2019, parecia
do mesmo jeito (ver fotos abaixo).
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TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1914 a 1977 e de 1983 a 1997. Na foto, trem do ramal em Suarão
(1956). Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses
trens. Veja aqui horários
em 1963 (Guias Levi). |
ACIMA: A estação em 2019 (Foto: Nilson Rodrigues em 18/8/2019).
ACIMA: Placa da estação, ilegível pela ferrugem, em 2019 (Foto: Nilson Rodrigues em 18/8/2019).
ACIMA: Fachada da estação em 2019 (Foto: Nilson Rodrigues em 18/8/2019).
(Fontes: Ralph Giesbrecht: pesquisa local; Ailton Luiz
Gouveia; Adriano Martins; O Estado de S. Paulo, 15/2/1977; E. F. Sorocabana:
Relatórios anuais, 1920-69; Guia Geral das Estradas de Ferro
do Brasil, 1960; IBGE, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
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Plataforma da estação em 07/1985. Foto Flávio
Michelini |
A estação em 19/05/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação, em 08/2003. Foto Adriano Martins |
A estação em 02/2007. Foto Ailton Luiz Gouveia
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Atualização:
07.11.2019
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