|
|
...
(1878-1979)
Mogi-Mirim
Mogi-Guaçu
Ipê
...
Saída para o ramal de Pinhal (1889-1961):
Conselheiro Laurindo
...
Tronco CM-1935
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
...
|
|
|
|
|
Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1878-1971)
FEPASA (1971-1979) |
MOGI-GUAÇU
Município de Mogi-Guaçu, SP |
Linha-tronco original - km 81,272 (1937) |
|
SP-1185 |
Altitude: 588 m |
|
Inauguração: 14.01.1878 |
Uso atual: museu municipal (2008) |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: anos 1890 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
da Mogiana teve o primeiro trecho inaugurado em 1875, tendo chegado
até o seu ponto final em 1886, na altura da estação de Entroncamento,
que somente foi aberta ali em 1900. Inúmeras retificações foram feitas
desde então, tornando o leito da linha atual diferente do original
em praticamente toda a sua extensão. Em 1926, 1929, 1951, 1960, 1964,
1972, 1973 e 1979 foram feitas as modificações mais significativas,
que tiraram velhas estações da linha e colocaram novas versões nos
trechos retificados. A partir de 1971 a linha passou a ser parte da
Fepasa. No final de 1997, os trens de passageiros deixaram de circular
pela linha. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Mogi-Guaçu foi aberta em 1878. O prédio original
ainda era provisório: "Todas as estações (do prolongamento) foram
feitas de armações de trilhos usados, cobertas de zinco, e fechadas
com taboas de pinho, e todas convenientemente pintadas e possuindo
internamente as accommodações necessarias (...) ficaram à companhia
em 2:000$000 cada uma (...) mais ou menos" (Relatório da Mogiana,
10/03/1878, sobre as cinco estações do prolongamento de Mogi-Mirim
a Casa Branca).
O prédio foi substituído, provavelmente nos anos 1890,
pelo atual.
De Mogi-Guaçu saía o ramal de Pinhal, de 1889 até sua
desativação, em 1961.
Situada próxima ao centro da cidade, a estação, desativada em 1979,
funciona hoje como museu local. Os trilhos foram mudados para fora
da cidade, onde existe uma estação nova com o mesmo nome, na variante
Guedes-Mato Seco.
(Veja também MOGI-GUAÇU-NOVA)
|
1879
AO LADO: Descarrilamento na estação de Mogi Guaçu (A Provincia de S. Paulo, 25/12/1879). |
|
1882
AO LADO: O pátio e alguns prédios na estação de Mogi-Guaçu estavam lotados (A Provincia de S. Paulo, 05/09/1883). |
|
1883
AO LADO: A notiicia seria falsa mesmo? (A Provincia de S. Paulo, 26/06/1883). |
|
1885
AO LADO: A ponte definitiva da linha (esta linha seria desativada em 1979 em consequência da construção da variante de Guedes a Mato Seco) (A Provincia de S. Paulo, 19/9/1885). |
|
1938
AO LADO: Falta de vagões na cidade, problema crônico nas
ferrovias brasileiras (O Estado de S. Paulo, 2/12/1938). |
ACIMA: Mapa (parcial) do município de Mogi-Guaçu nos anos 1950. A linha cruzava o rio junto à sede do municipio. Notar também o ramal de Pinhal, saindo para nordeste - CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VER EM TAMANHO MAIOR (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, vol. IX, 1960).
ACIMA: Acidente com mortos em Mogi-Guaçu em 1960 - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER O TEXTO DA NOTÍCIA (Diario da Noite, 28/3/1960). Para ver mais sobre o mesmo acidente, clique em anexo3, anexo4 e anexo5.
ACIMA: Composição da Mogiana
no pátio da estação de Mogi-Guaçu, nos
anos 1960 (Autor desconhecido).
ACIMA: Composições da FEPASA
no pátio da estação de Mogi-Guaçu, nos
anos 1970 (Autor desconhecido).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Daniel
Gentili; Wanderley Duck; Irineu Moura; Mogiana: Relatórios oficiais,
1875-1969; Mogiana: Relação oficial de estações,
1937; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
Estação de Mogi-Guaçu, c. 1910. Foto do
Álbum da Mogiana |
A estação em 1970. Foto cedida por Wanderley Duck |
A antiga estação, em 17/01/1998. Foto Ralph M.
Giesbrecht |
A antiga estação, em 17/01/1998. Foto Ralph M.
Giesbrecht |
A antiga estação, em 17/01/1998. Foto Ralph M.
Giesbrecht |
Plataforma da estação em 2008. Foto Irineu Moura |
|
|
|
|
Atualização:
21.08.2021
|
|