|
|
...
(1979-2001)
Mogi-Mirim-nova
Mogi-Guaçu-nova
Estiva Gerbi
...
Variante - 1980
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2004
...
|
|
|
|
|
FEPASA (1979-1998)
|
MOGI-GUAÇU-NOVA
Município de Mogi-Guaçu, SP |
Variante Guedes-Mato Seco - km |
|
SP-3990 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 10.05.1979 |
Uso atual: demolida |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: c.1980 (já demolido) |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: Esta linha
foi construída pela FEPASA nos anos 1970 e foi entregue para cargas
em 6 de fevereiro de 1979 e para passageiros em 10/05/1979, quando
os trens que corriam pela antiga linha da Mogiana passaram a trafegar
por esta variante, deixando várias estações antigas fora da linha,
com o aparecimento de versões novas, como as de Mogi-Mirim e Mogi-Guaçu.
Os trens de passageiros andaram por ela até setembro de 1997. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Mogi-Guaçu-nova foi aberta com a variante Guedes-Mato
Seco, em 1979, substituindo a estação original de
Mogi-Guaçu. Depois de ter sido desativada para passageiros
em setembro de 1997, foi abandonada, pois com a monitoração dos trens
via satélite ela perdeu a razão de existir. Em seguida, vazia, passou
a ser usada como pouso por bóias-frias itinerantes que não conseguem
mais trabalho devido à mecanização da lavoura. Depois, foi
incendiada pelos moradores
das cercanias que estavam assustados
com a presença daqueles infelizes desempregados. Finalmente,
depois do incêndio, as paredes foram derrubadas e só ficaram
a base das
|
TRENS
- Os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1979 a 1997. Veja
aqui horário em 1980 (Guias
Levi) Veja
aqui horário em 1997 (Guia Mapograf). |
edificações e a pequena plataforma de tijolos. Quanto ao pátio (em
2003), escondidas sob aquela grama toda estão a linha principal, o
by-pass e mais umas quatro ou cinco linhas de estacionamento,
ACIMA: Ramal da Champion, saindo para a esquerda
da linha nova de Mogi-Guaçu (linha principal ainda com postes
de eletrificação). A foto é de 2000 (Foto Julio
C. Paiva). ABAIXO: Trem de passageiros da FEPASA em Mogi-Guaçu-nova,
anos 1990 (Foto Vanderley Zago).
afora
o ramal que sai à direita para a antiga Maizena e mais adiante
no sentido interior, após passar sob o viaduto da avenida nova, saindo
para a esquerda o ramal da Champion. (Informações recentes:
Wanderley Duck, 06/2003) (Veja também MOGI-GUAÇU)
(Fontes: Wanderley Duck; Dirceu Baldo; Julio C. Paiva;
Nilson Rodrigues; Vanderley Zago; FEPASA: relatório de instalações
fixas, 1986; Guias Levi, 1932-84; Guia Mapograf, 1997; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação em 08/1982, vista do trem de passageiros.
Foto Dirceu Baldo |
Mogi-Guaçu-nova em 1986. Foto do relatório da
Fepasa, 1986 |
Mogi-Guaçu-nova nos anos 1990. Foto Wanderley Duck |
Passageiros aguardam na estação pelo trem de passageiros,
em 11/1996. Na frente, passa um trem cargueiro. Foto Nilson
Rodrigues |
Plataforma já sem a estação, em 12/2003.
Foto Wanderley Duck |
Pátio da estação cheio de mato e grama,
em 12/2003. Foto Wanderley Duck |
A velha plataforma, em 2006. Foto Nilson Rodrigues. |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
05.04.2014
|
|