A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
(1979-2001)
Mogi-Mirim-nova
Mogi-Guaçu-nova
Estiva Gerbi
...

Variante - 1980
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2004
...
 
FEPASA (1979-1998)
MOGI-GUAÇU-NOVA
Município de Mogi-Guaçu, SP
Variante Guedes-Mato Seco - km   SP-3990
Altitude: -   Inauguração: 10.05.1979
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: c.1980 (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: Esta linha foi construída pela FEPASA nos anos 1970 e foi entregue para cargas em 6 de fevereiro de 1979 e para passageiros em 10/05/1979, quando os trens que corriam pela antiga linha da Mogiana passaram a trafegar por esta variante, deixando várias estações antigas fora da linha, com o aparecimento de versões novas, como as de Mogi-Mirim e Mogi-Guaçu. Os trens de passageiros andaram por ela até setembro de 1997.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Mogi-Guaçu-nova foi aberta com a variante Guedes-Mato Seco, em 1979, substituindo a estação original de Mogi-Guaçu. Depois de ter sido desativada para passageiros em setembro de 1997, foi abandonada, pois com a monitoração dos trens via satélite ela perdeu a razão de existir. Em seguida, vazia, passou a ser usada como pouso por bóias-frias itinerantes que não conseguem mais trabalho devido à mecanização da lavoura. Depois, foi incendiada pelos moradores

das cercanias que estavam assustados com a presença daqueles infelizes desempregados. Finalmente, depois do incêndio, as paredes foram derrubadas e só ficaram a base das

TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação de 1979 a 1997. Veja aqui horário em 1980 (Guias Levi) Veja aqui horário em 1997 (Guia Mapograf).
edificações e a pequena plataforma de tijolos. Quanto ao pátio (em 2003), escondidas sob aquela grama toda estão a linha principal, o by-pass e mais umas quatro ou cinco linhas de estacionamento,

ACIMA: Ramal da Champion, saindo para a esquerda da linha nova de Mogi-Guaçu (linha principal ainda com postes de eletrificação). A foto é de 2000 (Foto Julio C. Paiva). ABAIXO: Trem de passageiros da FEPASA em Mogi-Guaçu-nova, anos 1990 (Foto Vanderley Zago).
afora o ramal que sai à direita para a antiga Maizena e mais adiante no sentido interior, após passar sob o viaduto da avenida nova, saindo para a esquerda o ramal da Champion. (Informações recentes: Wanderley Duck, 06/2003) (Veja também MOGI-GUAÇU)
(Fontes: Wanderley Duck; Dirceu Baldo; Julio C. Paiva; Nilson Rodrigues; Vanderley Zago; FEPASA: relatório de instalações fixas, 1986; Guias Levi, 1932-84; Guia Mapograf, 1997; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em 08/1982, vista do trem de passageiros. Foto Dirceu Baldo

Mogi-Guaçu-nova em 1986. Foto do relatório da Fepasa, 1986

Mogi-Guaçu-nova nos anos 1990. Foto Wanderley Duck

Passageiros aguardam na estação pelo trem de passageiros, em 11/1996. Na frente, passa um trem cargueiro. Foto Nilson Rodrigues

Plataforma já sem a estação, em 12/2003. Foto Wanderley Duck

Pátio da estação cheio de mato e grama, em 12/2003. Foto Wanderley Duck

A velha plataforma, em 2006. Foto Nilson Rodrigues.
   
     
Atualização: 05.04.2014
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.