|
|
...
Paula Souza-nova
Miranda Azevedo-nova
Itatinga
...
Tronco EFS - 1935
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2001
...
|
|
|
|
|
E. F. Sorocabana
(1953-1971)
FEPASA (1971-1998) |
MIRANDA
AZEVEDO - NOVA
Município de Itatinga, SP |
Variante Botucatu-Avaré - km 296,345
(1960) |
|
SP-2414 |
Altitude: 805 m |
|
Inauguração: 01.09.1953 |
Uso atual: demolida |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1953 (já demolido) |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A variante
Botucatu-Avaré foi entregue em 1953, e ligava a estação
de Rubião Júnior à estação de Juca
Novais inicialmente, com a estação nova de Avaré
sendo entregue alguns anos depois. Várias estações
foram construídas no trecho, todas de madeira. O trecho do
tronco original entre essas estações foi suprimido ao
mesmo tempo que o novo, bem mais curto, foi entregue. Ele hoje é
parte do tronco da antiga Sorocabana, que deixou de ter trens de passageiros
a partir de 16 janeiro de 1999. |
|
A ESTAÇÃO: Existia uma estação
com o mesmo nome no trecho antigo da linha. Dessa é que saía o antigo
ramal de Itatinga. A estação atual entrou em operação em 1953,
com a abertura do novo trecho entre Rubião Jr. e Avaré.
Durante esse projeto, ainda sem nome, a estação foi conhecida como
"estação 2". O prédio era de madeira de peroba. Em 1986, estava
já em péssimo estado. "Para chegar nela há que se pegar a estrada
vicinal que liga a
|
Duratex a Itatinga, que
segue paralela à linha. Aí, andei dois quilômetros pela linha.
O prédio da subestação ainda está de pé ao lado de duas casas
abandonadas. A plataforma coberta de vegetação e a placa toda
enferrujada. A estação,
|
demolida, e ainda sobrevivem quatro desvios
com vários vagões abandonados no tempo. Ao lado do pátio, um córrego.
Com a erosão, o barranco cedeu e uma das linhas está pendurada como
num filme de Indiana Jones. Vários buracos foram feitos no chão por
saqueadores para roubar os fios ali existentes. A imagem é de um lugar
fantasma. Em um dos postes da rede desarmada, dois urubus contemplavam
o abandono" (Adriano Martins, julho de 2001). (Veja também
MIRANDA AZEVEDO)
(Fontes: Adriano Martins; Folha de S. Paulo, 10/10/1962;
FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986;
Gua Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R.
M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação de madeira, já abandonada em
1986. Foto do relatório da Fepasa desse ano |
A estação de madeira, já abandonada em
1986. Foto do relatório da Fepasa desse ano |
Em 2001, a plataforma coberta de mato e a placa enferrujada,
a estação já demolida. Foto Adriano Martins |
O sinaleiro abandonado e outra placa da estação,
em 2001. Foto Adriano Martins |
A subestação, a 300 metros da estação,
também desativada mas ainda em pé (2001). Foto
Adriano Martins |
|
|
|
|
|
Atualização:
06.04.2014
|
|