A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Paula Souza-nova
Miranda Azevedo-nova
Itatinga
...

Tronco EFS - 1935
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2001
...
 
E. F. Sorocabana (1953-1971)
FEPASA (1971-1998)
MIRANDA AZEVEDO - NOVA
Município de Itatinga, SP
Variante Botucatu-Avaré - km 296,345 (1960)   SP-2414
Altitude: 805 m   Inauguração: 01.09.1953
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1953 (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A variante Botucatu-Avaré foi entregue em 1953, e ligava a estação de Rubião Júnior à estação de Juca Novais inicialmente, com a estação nova de Avaré sendo entregue alguns anos depois. Várias estações foram construídas no trecho, todas de madeira. O trecho do tronco original entre essas estações foi suprimido ao mesmo tempo que o novo, bem mais curto, foi entregue. Ele hoje é parte do tronco da antiga Sorocabana, que deixou de ter trens de passageiros a partir de 16 janeiro de 1999.
 
A ESTAÇÃO: Existia uma estação com o mesmo nome no trecho antigo da linha. Dessa é que saía o antigo ramal de Itatinga. A estação atual entrou em operação em 1953, com a abertura do novo trecho entre Rubião Jr. e Avaré. Durante esse projeto, ainda sem nome, a estação foi conhecida como "estação 2". O prédio era de madeira de peroba. Em 1986, estava já em péssimo estado. "Para chegar nela há que se pegar a estrada vicinal que liga a

Duratex a Itatinga, que segue paralela à linha. Aí, andei dois quilômetros pela linha. O prédio da subestação ainda está de pé ao lado de duas casas abandonadas. A plataforma coberta de vegetação e a placa toda enferrujada. A estação,
demolida, e ainda sobrevivem quatro desvios com vários vagões abandonados no tempo. Ao lado do pátio, um córrego. Com a erosão, o barranco cedeu e uma das linhas está pendurada como num filme de Indiana Jones. Vários buracos foram feitos no chão por saqueadores para roubar os fios ali existentes. A imagem é de um lugar fantasma. Em um dos postes da rede desarmada, dois urubus contemplavam o abandono" (Adriano Martins, julho de 2001). (Veja também MIRANDA AZEVEDO)
(Fontes: Adriano Martins; Folha de S. Paulo, 10/10/1962; FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986; Gua Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de madeira, já abandonada em 1986. Foto do relatório da Fepasa desse ano

A estação de madeira, já abandonada em 1986. Foto do relatório da Fepasa desse ano

Em 2001, a plataforma coberta de mato e a placa enferrujada, a estação já demolida. Foto Adriano Martins

O sinaleiro abandonado e outra placa da estação, em 2001. Foto Adriano Martins

A subestação, a 300 metros da estação, também desativada mas ainda em pé (2001). Foto Adriano Martins
 
     
Atualização: 06.04.2014
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.