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VXY Mogiana em MG
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Rubião Júnior
Paula Souza-nova
Miranda Azevedo-nova
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Tronco EFS - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Sorocabana (1953-1971)
FEPASA (1971-1998)
PAULA SOUZA-NOVA
Município de Botucatu, SP
Variante Botucatu-Avaré - km 285,635 (1960)   SP-2675
Altitude: 759 m   Inauguração: 01.09.1953
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1953 (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A variante Botucatu-Avaré foi entregue em 1953, e ligava a estação de Rubião Júnior à estação de Juca Novais inicialmente, com a estação nova de Avaré sendo entregue alguns anos depois. Várias estações foram construídas no trecho, todas de madeira. O trecho do tronco original entre essas estações foi suprimido ao mesmo tempo que o novo, bem mais curto, foi entregue. Ele hoje é parte do tronco da antiga Sorocabana, que deixou de ter trens de passageiros a partir de 16 janeiro de 1999.
 
A ESTAÇÃO: Entrou em operação em 1953, com a abertura do novo trecho Rubião Jr-Avaré, que passa por Itatinga. Durante o projeto, ainda sem nome, a estação foi conhecida como "estação

1". Era um pequeno posto de madeira, e dali saía um desvio para a Duratex. "É de acesso difícil. Já foi demolida. Para se chegar a ela segue-se por uma estrada de terra até uma ponte de madeira sobre a linha, tendo que descer por um
barranco a pé até a linha. Dali anda-se pela linha por um quilômetro até o sinaleiro. Dali até a estação, mais 500 metros. É triste de ver" (Adriano Martins, 2001). Segundo Valdemar Bicudo, a estação original teve de ser substituida para atender o embarque de chapas da Duratex pela Fepasa, que alterou o pátio, a reta dois passou a ser a reta um e a estação que ficava do lado esquerdo no sentido Rubião Junior-Paula Souza foi desativada. Então, do outro lado do pátio foi construida uma plataforma de madeira, e utizada uma casa da via permanente que abrigava os equipamentos de telecomunicações um telegrafista ou conferente e um portador ou manobrador e ficava do lado direito do pátio,essa casa foi implodida com acidente de gás em 1982."Em Paula Souza-nova, em algum local do pátio, abria-se uma chave para atender à Duratex. O desvio subia todo um aterro - o que dá, no mínimo, uns 6 metros de altura no final da linha - e termina num lugar ermo, onde ainda há trilhos hoje (Eric Mantuan, 14/9/2014)". "Era um desvio que saia atrás da estação e em forma de zigue zague subia o morro e lá em cima, na fabrica havia um desvio para o carregamento de chapas que eram levadas para Paranagua .... o problema foi que as 3.600 traziam essas gondolas a Botucatu e o trecho é um forte declive e ocorreu aquele acidente na saida da fabrica que só não foi trágico porque a primeira gondola ligada a locomotiva descarrilou e atravessou no corte e segurou as demais que se projetaram uma em cima da outra e o pessoal de trem saiu ileso. Estive lá no local, na ocasião e fotografei o que foi possivel. A empresa posteriormente em razão do crescimento e do transporte por carretas, parou de usar a ferrovia. Houve uma conversa sobre usar a CEAGESP de Rubião para o carregamento, mas me parece que a ferrovia não tem interesse. Hoje saem da região de Botucatu um numero excessivo de carretas tremilhões com madeira para Tres Lagoas e poderia esse transporte ser feito pela ferrovia, mas, o ramal de Bauru apenas combustivel e o trem da FIBRIA , não se vê mais os trens de soja e milho. Está sendo construido um terminal na Noroeste , não sei se em Andradina ou Araçatuba para o transporte de álcool em grande quantidade para Paulinia e Santos, mas com relação à Duratex e diante do descaso com a ferrovia no trecho, penso que o carregamento de chapas por trem fica descartado. Outro problema era a locomotiva 3600, o maquinista tinha que operar milagres com o peso do trem no trecho até Botucatu" (Rene Alves de Almeida, 14/9/2014). "O patio foi modificado onde hoje é quarta linha antigamente era a principal, por isso se dizia que ela saia atrás da estação. Essa modificação foi feita pela FEPASA mesmo" (Rafael Santino, 14/9/2014)! (Veja também PAULA SOUZA)
(Fontes: Valdemar Bicudo; Eric Mantuan; Rafael Santino; Rene Alves de Almeida; Adriano Martins; Folha de S. Paulo, 6/12/1961; E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1940-69; Guias Levi, 1932-79; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Esta seria a estação em 1982, segundo foto de Valdemar Bicudo (ver texto acima)

Estação de madeira de Paula Souza-nova, já abandonada em 1986. Foto do relatório da Fepasa desse ano

Da estação restou o sinaleiro, em 2001. Foto Adriano Martins

A estação demolida, a plataforma coberta de mato e a placa enferrujada, em 2001. Foto Adriano Martins
   
     
Atualização: 23.09.2014
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.