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Paredão
Monlevade
Lins
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Tronco NOB - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Noroeste do
Brasil (1948/62-1975)
RFFSA (1975-1996) |
MONLEVADE-NOVA
Município de Lins, SP |
Linha-tronco (variante de Lins) - km 124,372
(1960) |
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SP-1657 |
Altitude: - |
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Inauguração: 1948-62 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1948/1954 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A Estrada
de Ferro Noroeste do Brasil foi aberta em 1906, seguindo a partir
de Bauru, onde a Sorocabana havia chegado em 1905, até Presidente
Alves, em setembro de 1906. Em janeiro de 1907 atingia Lauro Müller,
em 1908 Araçatuba e em 1910 atingia as margens do rio Paraná,
em Jupiá, de onde atravessaria o rio, de início com balsas, para chegar
a Corumbá, na divisa com o Paraguai, anos depois. O trecho entre Araçatuba
e Jupiá, que até 1937 costeava o rio Tietê em região infestada de
malária, foi substituído nesse ano por uma variante que passou a ser
parte do tronco principal, enquanto a linha velha se tornava o ramal
de Lussanvira. Em 1957, a Noroeste passou a fazer parte da Refesa.
Transportou passageiros até cerca de 1995, quando esse transporte
foi suprimido. Em 1996, a Refesa deu a concessão da linha para a Novoeste,
que transporta cargas até hoje. |
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A ESTAÇÃO: Entre 1948 e
1954 - a data não é precisa, visto que a variante e
o tronco original parecem ter convivido durante este período
- foi inaugurada a estação de Monlevade-nova,
na variante de Lins, tendo com isso sido desativada a estação
original de Monlevade.
A variante de Lins também
parece ter sido construída em duas partes - o trecho que passava
ao redor da cidade de Lins parece ter sido construído
depois.
Em 1970, a estação de Monlevade-nova
foi transformada em parada, devido ao baixo movimento, mas há
também fontes que afirmam ter sido ela desativada
como estação em 1959, com a chegada das máquinas
diesel. "Entrei em contato com o Sr. Ermínio Correa, que morou
nas fazendas próximas de Lins. Ele confirmou o local onde havia a
estação, que confere com as informações do mapa do IBGE de 1973. Lembrou
que era pequena, tinha uma cobertura para o lado dos trilhos, e havia um
embarcadouro para gado - este senhor sempre acompanhava o
dono da fazenda na compra de bois. O seu filho Júlio informou
que até uns 10 ou 12 anos a estação ainda existia e que havia sido
bastante depredada: levaram, telhas, madeiras, etc. e acabou
sendo demolida" (Daniel Gentili, 29/4/2009).
(Ver também MONLEVADE)
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1930
À ESQUERDA: Francisco de Monlevade,
anos 1930, junto à locomotiva da Cia. Paulista que
levou seu nome (Autor desconhecido).
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1969
AO LADO: A estação fecha e passa a ser parada (O Estado de S. Paulo, 16/7/1969). |
ACIMA: Mapa de 1973 mostrando a estação
de Monlevade-nova - a variante de Lins aparece no mapa, e tambem a
linha original, como "linha abandonada". Será que
ainda existiriam os trilhos ou o mapa estaria desatualizado? De qualquer
forma, a estação de Monlevade-nova aparece no canto
direito inferior do mapa e fora dessa variante (IBGE, acervo Daniel
Gentili).
ACIMA: A estação de Monlevade-nova era por
aqui (Foto Daniel Gentili, abril de 2009).
(Fontes: Daniel Gentili; J. H. Bellorio; E. F. Noroeste
do Brasil: relatórios anuais, anos 1950; IBGE, 1973; Guia Geral
das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Estação de Monlevade-nova, em final de construção
(1962?). Foto cedida por José H. Bellorio
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Atualização:
06.12.2018
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