A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
(a partir de 1971)
Uberaba
Mangabeira-nova
Palestina
...
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (n/d-1971)
Fepasa (1971-1998)
MANGABEIRA-NOVA
Município de Uberaba, MG
Variante - km   MG-2532
    Inauguração: n/d
Uso atual: abandonada   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha do Catalão foi construída entre 1888 e 1889 até Uberaba, tendo chegado em 1895 a Uberabinha (Uberlândia) e 1896 a Araguari. Continuação da linha do Rio Grande a partir da estação de Jaguara, às margens do rio Grande e já em território mineiro, a idéia da Mogiana era alcançar Catalão, em Goiás (daí o nome) e dali seguir para Belém do Pará, coisa que nunca aconteceu. Na verdade, a E. F. de Goiás acabou por construir esse trecho, chegando até Goiânia e Brasília. Em 1915, o ramal de Igarapava foi prolongado para além de Igarapava de forma a alcançar a linha do Catalão um pouco antes de Uberaba, em Rodolfo Paixão. A nova linha provou ser mais econômica do que o trecho da linha do Catalão entre o rio Grande e Uberaba, trecho este que foi abandonado definitivamente em 1976, depois de ser separado da linha do Rio Grande em 1970 por causa da construção da represa de Jaguara. O trecho a partir de Uberaba foi, então, incorporado ao ramal de Igarapava e, em 1979, totalmente retificado a partir de Ribeirão Preto até Araguari. Trens de passageiros percorreram o trecho até 1979 e depois o trecho retificado até 1997, quando foram suprimidos, já pela Fepasa.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Mangabeira-nova substituiu a estação original de Mangabeira. Segundo Octacilio Gomes Santana, aposentado pela FEPASA e antigo funcionário da Mogiana, a antiga Mangabeira foi desativada porque possuía apenas 300 m em linha reta não podendo portanto servir para o cruzamento dos trens. Foi construída depois a Mangabeira-nova, a cerca de 4 quilômetros da antiga, mas com 1800 m em linha reta para o referido cruzamento, mas posteriormente a mesma também foi desativada servindo de moradia para o Sr Octacilio. (veja também MANGABEIRA)
(Fontes: Domingos Tiveron Filho; Octacílio Gomes Santana; FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986)
     

Estação de Mangabeira-nova, em 1986. Foto do relatório de Instalações Fixas da Fepasa (1986)

Estação de Mangabeira-nova, em 1986. Foto do relatório de Instalações Fixas da Fepasa (1986)

A estação em 2005. Foto Domingos Tiveron Filho

A estação em 2005. Foto Domingos Tiveron Filho

A estação em 2005. Foto Domingos Tiveron Filho
 
     
Atualização: 20.05.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.