A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Inácio Pupo
Pasto Velho
Paranhos
...

ramal de Bauru-1935
 
 
E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1905-1998)
PASTO VELHO
Município de Areiópolis, SP (veja a fazenda)
Ramal de Bauru - km   SP-3969
    Inauguração: n/d
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Bauru teve origem na linha da Cia. Ituana (ramal de São Manuel) que saía de Porto Martins, no rio Tietê, que recebia os barcos da navegação fluvial da ferrovia, e chegava até São Manuel, em 1888. Quando a Ituana foi fundida com a Sorocabana para formar a CUSY, esta alterou radicalmente o ramal de São Manuel, usando parte dela para fazer uma linha que ligava a estação de Capão Bonito (mais tarde Rubião Júnior), logo após Botucatu, visando chegar à nascente e próspera cidade de Bauru. Outra parte se tornou o curto ramal de Porto Martins-Araquá. A linha chegou a Bauru em 1905. O agora ramal de Bauru sobreviveu até hoje, com algumas retificações feitas nos anos 60, unindo as linhas da Paulista, da Noroeste e a linha-tronco da Sorocabana. Em 1976, o trem de passageiros foi suprimido na linha, mas os trens de carga mantém-na ativa até hoje.
 
A ESTAÇÃO: A data de construção e de desativação da parada da Fazenda do Pasto Velho não são conhecidas. Era uma parada não oficial da linha do ramal de Bauru, usada provavelmente para carregamento de materiais e, quando havia passageiros para a cidade, o trem parava ali para embarque e desembarque. Já foi demolida. Originalmente era uma fazenda de café. "Na fazenda Pasto Velho, em Areiópolis, as casas da colônia somam umas 20, todas fechadas e em boas condições. Surpreendente! O lugar é maravilhoso, há terreiro de café, riacho e uma linha de trem a 50 metros das casas! Ah, se eu tivesse uma graninha! Um abraço" (Rodrigo Cabredo, 03/04/2002).

ACIMA: A linha do ramal de Bauru cruza uma estrada na fazenda de Pasto Velho em nível, em 2002 (Foto Rodrigo Cabredo).

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros não paravam nesta estação; apenas quando houvesse necessidade. Ao lado, um destes trens está parado na plataforma da estação de Agudos, em 1927. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1958 (Guias Levi).
     

A parada de Pasto Velho, provavelmente anos 1960. Acervo Carlos Alves
     
     
Atualização: 04.04.2011
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.