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L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Tapijara
Pirambóia-velha
Eng. Calixto-velha
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Tronco EFS - 1935

IBGE-1908
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2000
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E. F. Sorocabana (1888-1892)
Cia. União Sorocabana e Ytuana (1892-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1952)
PIRAMBÓIA
Município de Anhembi, SP
Linha-tronco original - km 246,348 (1924); km 234,962 (1931)   SP-0540
Altitude: 472 m   Inauguração: 01.03.1888
Uso atual: abandonada (2016)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: c. 1900
(*) As quilometragens foram alteradas em 1928, devido às retificações feitas entre São Paulo e Iperó neste ano e em 1953, (**) devido às retificações feitas entre Conchas e Manduri neste ano.
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga.
 
A ESTAÇÃO: A estação original de Pirambóia foi inaugurada em 1888, como ponta de linha para o tronco O nome Alambary, sede do município à que a estação pertencia, também, era usado em algumas oportunidades (ver caixas abaixo).

Em 1900, o prédio da estação já era outro (ver caixa de 1900 mais abaixo), provavelmente o que ainda existe hoje.

Nos anos 1930, o distrito de Pirambóia foi município por curto período de tempo, perdendo novamente a autonomia e ficando subordinado ora a Bofete, ora a Anhembi, com quem está até hoje. A carta, de 1935, retrata a situação da vila nessa época: "(...) a situação aqui é bem extravagante. Município por decreto do ano passado, Pirambóia não tem prefeito, que continua a ser o de Anhemby (...) Ninguém soube informar qual a solução a ser dada, dizendo que o município volta para Anhemby (...) ficando sem saber a quem apelar. Esta cidade está em completo abandono devido ás rivalidades existentes entre políticos de cá e de lá, ruas estragadas pelas últimas chuvas, algumas jazem intransitáveis sendo o estado sanitario da localidade o mais precario possivel, não havendo coleta de lixo nem controle sobre deposito do mesmo, que é atirado á rua. A maleita, o amarelão, tracoma, dor d'olhos, andam pelas residencias ruraes, o coqueluche na zona rural e urbana, tendo eu feito o que me é possivel fazer (...) e procurando prestar alguma assistencia pela Caixa Escolar do estabelecimento ou por donativos angariados (...)" (Manoel de Mattos, Diretor em Comissão do Grupo Escolar de Pirambóia, 23/07/1935). (VEJA A CARTA NO CAIXA ABAIXO, DE 1935).

Em 1952, com a entrega do percurso retificado e encurtado entre Conchas e Botucatu, os trilhos foram retirados da vila, passando a correr bem mais ao sul, com uma nova estação sendo construída com o mesmo nome.

O prédio continuava de pé em 1998, servindo como escola. Havia sido tombado pela Prefeitura de Anhembi em 1987. A impressão que se tem, pelo seu estilo, é que se trata de um prédio dos mais antigos que sobreviveram, da antiga arquitetura da Sorocabana. Na sua fachada havia um placa de bronze, de 1997, citando o prédio como muito importante para o progresso da vila, por ter sido a estação. Em 2016 o prédio estava abandonado.

(Ver também PIRAMBÓIA-NOVA)

CLIQUE AQUI PARA VER AS LINHAS VELHA E NOVA DA SOROCABANA NESTA REGIÃO

1887
AO LADO: A linha e a estação nem estavam funcionando ainda e já eram fontes de problemas (A Provincia de S. Paulo, 2/10/1887).


ACIMA: Anuncio da abertura da velha estação em 1888 (A Provincia de S. Paulo, 2/3/1888).

1888
AO LADO: Joaquim Floriano Wanderley, que poucos anos depois lotearia sua fazenda no bairro do Paacaembu para criar o bairro de Perdizes na capital paulista, chegava a Piramboia poucos dias depois da inauguração da estação do bairro de Anhembi e se encanta (A Provincia de S. Paulo, 12/3/1888).

1888
AO LADO: Acidente a três km de Piramboia (A Provincia de S. Paulo, 24/12/1888).

1894
AO LADO: Acidente entre Cerquilho e Piramboia (O Estado de S. Paulo, 29/5/1894).

1897
AO LADO: Atentado com faca e garrucha na estação de Alambary (O Estado de S. Paulo, 23/6/1897).

1900
AO LADO: Interrupção de trens em Piramboia (O Estado de S. Paulo, 16/03/1900).

1900
AO LADO: Ina (O Estado de S. Paulo, 18/07/1900).

1900
AO LADO: Pede-se a volta do bar da estação (O Estado de S. Paulo, 13/10/1900).

1903
AO LADO: Extravio de mercadorias de Piramboia (O Estado de S. Paulo, 30/4/1903).

1917
AO LADO: Desorganização na estação de Piramboia (O Estado de S. Paulo, 30/4/1917).

1925
AO LADO: Desastre com morte próximo à estação (O Estado de S. Paulo, 2/5/1925).

1925
AO LADO: Problemas do embarque das cargas na estação (O Estado de S. Paulo, 27/10/1925).

OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS: 1934 - Instalação do burrinho (encanamento)


ACIMA: Carta de Manoel de Mattos a Sud Mennucci em 1935, sobre a complicada (e nunca conquistada) autonomia do distrito a municipio (Acervo Sud Mennucci e Ralph M. Giesbrecht).

1951-1952 ACIMA: (esquerda) a linha velha ainda tem algum trânsito ferroviário mesmo depois da abertura da linha nova (O Estado de S. Paulo, 15/11/1951). (direita) Já abandonado, a prefeitura de Botucatu diz que vai fazer uma rodovia no lugar dos trilhos. Nunca fez (O Estado de S. Paulo, 23/10/1952).

1953 ACIMA: mapa mostrando a linha nova e a velha da Sorocabana na região de Botucatu e de Avaré. Por ele dá para se ter uma idéia de como Pirambóia e outras saíram da linha e ficaram isoladas. A linha nova (estilizada, pois não mostra todas suas curvas) é a que está com barras (Acervo Ralph M. Giesbrecht).
1960 ACIMA: A distância entre a estação nova e velha pode ser vista na parte sul do mapa do município de Anhembi. A linha velha passava por três pontos indicados no mapa mas já sem trilhos: Remédios, Eng. Calixto e Pirambóia, ao norte da linha atual. Notar que a linha atual tem um pequeno trecho no município de Bofete (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, volume XI, 29/5/1960, p. 85).

2009 ACIMA: Antiga casa do chefe da estação de Pirambóia-velha, estação fechada em 1953... a casa também. De quem será hoje esta belíssima casa? (Foto Julio Cesar Paiva, janeiro de 2009).

2009
ACIMA: (esquerda) Armazem do antigo pátio ferroviário, também tombado e conservado. (Direita) antigo depósito, não se sabe se pertencente à ferrovia ou se particular (Fotos Leandro Gouveia, 10/4/2009).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Ricardo Bagnato; Adriano Martins; Antonio Carlos Cardoso; Leandro Gouveia; Julio Cesar de Paiva; Manoel de Mattos; A Provincia de S. Paulo, 1888; O Estado de S. Paulo, 1925, 1951 e 1952; E. F. Sorocabana: Relatórios anuais, 1890-1955; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1960; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação, abandonada, em 19/04/1986. Foto de Antonio Carlos Cardoso

A estação, abandonada, em 19/04/1986. Foto de Antonio Carlos Cardoso

A estação, abandonada, em 19/04/1986. Foto de Antonio Carlos Cardoso

A estação, abandonada, em 19/04/1986. Foto de Antonio Carlos Cardoso

A estação, reformada, em 18/07/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação, reformada, em 18/07/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 10/4/2009. Foto Leandro Gouveia

A estação em mau estado e abandonada em 29/1/2016. Foto Julio Cesar de Paiva
 
     
Atualização: 09.07.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.