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Japira
Ibaiti
Artur Bernardes
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IBGE-1960
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. São Paulo-Rio Grande (1925-1942)
RVPSC (1942-1969)
IBAITI
(antiga BARRA BONITA e ARTUR BERNARDES)
Município de Ibaiti, PR
Ramal de Barra Bonita - km 76,495 (1935)   PR-0595
Altitude: 828 m   Inauguração: 23.08.1925
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de abertura do prédio atual: n/d
 
 
HISTÓRICO DA LINHA: O ramal de Barra Bonita e Rio do Peixe começou a ser construído nos anos 1920, partindo da estação de Wenceslau Braz, no ramal do Paranapanema, segundo consta com a intenção de atingir as minas de carvão na região de Figueira e Cambuí, após Barra Bonita (Ibaiti). Depois de atingir Barra Bonita em 1925, somente vinte e três anos depois, em 1948, atingiu Cambuí, na estação de Lysimaco Costa. O ramal deveria ser interligado com a linha Ourinhos-Apucarana, mas tal nunca aconteceu. O ramal deficitário foi finalmente fechado em 1969 para trens de passageiros e o esgotamento das minas; a erradicação final veio em 11/07/1975, tendo porém, sido o ramal o responsável pela fundação de alguns núcleos urbanos em seu caminho.
 
A ESTAÇÃO: A cidade, surgida da exploração de carvão, chamava-se primeiro Patrimônio do Café. O nome Barra Bonita veio mais tarde. A estação foi aberta com este nome em 1925, mas como parada, "do tipo já aplicado em Quatiguá" (Relatório da RVPSC, 1924).

Em 1927 e 1928, a estação se chamava Artur Bernardes. Até pelo menos meados dos anos 1930, o nome da estação passou a ser o da vila - Barra Bonita - e, em 1943, ambos foram mudados para Ibaiti. Com a abertura da estação seguinte, em 1940 (por quinze anos a linha teve como ponto terminal Barra Bonita), o antigo nome de Artur Bernardes foi dado a essa nova estação. Confuso, não?

Em 1947, foi criado o município de Ibaiti.

Em 1969, o ramal foi fechado.

Hoje, assim como em Japira, é difícil de acreditar que um dia houve uma ferrovia em Ibaiti. A estação rodoviária foi construída em cima do antigo pátio, e a Câmara dos Vereadores ocupa o que parece ter sido uma casa da vila ferroviária, que seria a única coisa que teria sobrado do seu passado ferroviário.

1924
AO LADO:
Chegada dos trilhos à estação, nove meses antes da inauguração (O Estado de S. Paulo, 21/11/1924).

ACIMA: A estação de Ibaiti, nos anos 1920. Talvez tenha sido também tomada no dia da inauguração, em 1925, assim como o foi a fotografia vista no pé da página (Foto Arthur Wischral; acervo Nilson Rodrigues).

TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação de 1925 a 1969. Na foto, trem do ramal em Japira (c.1969). Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1963 (Guias Levi).
(Fontes: Douglas Razaboni; Arthur Wischral; Nilson Rodrigues; RVPSC: relatórios oficiais, 1927-28; __: Thomazina, Empresa Editora Olivero, Curitiba, 1928; IBGE, 1960)
     

A estação em 1925, no dia da inauguração. O nome no dístico ainda é Artur Bernardes. Foto Arthur Wischral, do livro Thomazina - Empresa Editora Olivero, Curitiba, 1928

A estação em 1935, ainda com o distico "Artur Bernardes". Isso põe em dúvida a data, pois nos relatórios desse ano da RVPSC a estação já se chamava Barra Bonita. Foto Arthur Wischral, cedida por Nilson Rodrigues

Casas da antiga vila ferroviária em Ibaiti. Foto Douglas Razaboni, em 30/12/2002
     
     
     
Atualização: 31.03.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.